O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados e da Comissão de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), Nelson Pellegrino (PT-BA), se reúne nesta terça-feira (13), com o Secretário de Estado norte-americano John Kerry. Na pauta, as denúncias de espionagem dos Estados Unidos no Brasil. Pellegrino também participa do almoço oferecido pelo chanceler Antonio Patriota ao chefe do Departamento de Estado, no Itamaraty.
Na sua avaliação, “as denúncias (de espionagem) são graves e é fundamental obtermos esclarecimentos sobre a vasta rede montada pela NSA e a CIA, e compreender suas implicações para os interesses econômicos, políticos e estratégicos brasileiros”, afirmou Pellegrino.
Ele entregará ao Secretário Kerry, a nota da presidência da CREDN, de 8 de julho, em que manifesta sua preocupação com as denúncias de que agências norte-americanas de inteligência estariam monitorando as comunicações eletrônicas de cidadãos e organizações brasileiros.
Segundo Pellegrino, “rechaçar essa prática atentatória à legislação interna e às normas de convivência entre as nações não é uma questão ideológica, mas uma reação necessária face à gravidade da ofensa, que atinge também inúmeros outros países, colocando em risco, além das liberdades individuais, interesses econômicos e políticos estratégicos”.
Nelson Pellegrino deve discutir ainda detalhes da proposta norte-americana para o Programa FX-2 da Força Aérea Brasileira, com o caça F-18 e as garantias de transferência tecnológica, exigida no processo. Nesta tarde, o brigadeiro Juniti Saito, Comandante da Aeronáutica, será ouvido sobre o tema em audiência pública conjunta das comissões de Relações Exteriores da Câmara e do Senado, às 14h30, no Plenário 7 da CRE no Senado Federal.
Assessoria Parlamentar
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
Ouça o Deputado Nelson Pelegrino na Rádio PT