A Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais (SNAI) do PT promoveu no domingo (1º) o primeiro Fórum dos Secretários Estaduais de Assuntos Institucionais do Partido, em Brasília. O evento foi organizado pelo secretário nacional da SNAI, deputado José Guimarães (PT-CE) e contou com a presença da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann (PR), que participou da reunião com dirigentes de 14 estados.
Na reunião Gleisi Hoffmann enfatizou aos participantes do encontro que é imprescindível a defesa do ex-presidente Lula. “A sentença contra Lula não tem base legal, não há provas, dizem 122 juristas renomados no País”, explicou Gleisi. Para a dirigente, não existe “plano B ou C, e, sim, plano L, o plano Lula”, avisou, ao justificar que deve ser garantida a candidatura de Lula em 2018, caso contrário é golpe.
SNAI – No fórum foi discutida a relação política da SNAI com os prefeitos e a conjuntura política nacional. Para Guimarães, é necessário que haja um esforço coletivo para a reconstrução da SNAI. O deputado avalia que é preciso resgatar o ciclo exitoso das políticas públicas protagonizadas pelas gestões petistas nas últimas décadas. “Precisamos rearticular os nossos prefeitos a fim de reconstruirmos o modo petista de governar”, afirmou Guimarães.
Há consenso que a SNAI trabalhará para aproximar os mandatos do Partido e vice-versa; estimular a formação com a Escola Nacional de Formação do PT (ENFPT); além de recuperar o legado do modo petista de governar. O Grupo de Trabalho Eleitoral 2018 (GTE) também é um dos eixos de atuação da Secretaria.
Todos os dirigentes estaduais destacaram que o PT se “institucionalizou demais”, e que um dos papéis dos prefeitos é o de “disputar ideologicamente a hegemonia na sociedade”.
Entre as ações já em execução em alguns estados, como Santa Catarina, está a regionalização do trabalho das secretarias estaduais de articulação institucional. Reuniões de formação e fóruns de debates com prefeitos e vereadores já acontecem em diversas regiões do País, conforme o relato dos secretários estaduais. Alguns fóruns nos estados já estão agendados para os próximos meses, são os casos de Minas Gerais e Rio Grande do sul.
Participaram do Fórum no domingo dirigentes das secretarias estaduais do Mato Grosso, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Bahia, Paraná, Pará, São Paulo, Rio Grande do Sul, Amazonas, Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina.
Nesta segunda-feira (2) e terça-feira (3) acontece o Encontro de Prefeitos, Prefeitas e vices do PT em Brasília. O evento é organizado pela SNAI, pela (ENFPT), pelas Lideranças do PT na Câmara e no Senado, Fundação Perseu Abramo e PT.
Programação completa: https://ptnacamara.org.br//wp-content/uploads/2017/09/Encontrodeprefeitos_interativo.pdf .
Carlos Leite