O silêncio que leva à barbárie – Rui Falcão

ruifalcaogushta
Foto: Gustavo Bezerra
 
Em artigo publicado na edição desta terça-feira (16) da Folha de S.Paulo o presidente nacional do PT, Rui Falcão, faz dura crítica ao deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) que agrediu verbalmente a ex-ministra e deputada Maria do Rosário (PT-RS), e incitou ao estupro. “Não basta o pedido de cassação. É preciso responsabilizar Bolsonaro criminalmente. Em qualquer país democrático, as leis e os limites garantem a liberdade e a vida em grupo. Não se constrói uma nação se nos submetermos ao horror, à barbárie e ao ódio”, diz o texto. Leia a íntegra:
 
O silêncio que leva à barbárie 
 
Rui Falcão – 
 
A mulher brasileira e a dignidade humana foram covardemente atacadas na semana passada em plena Câmara Federal. Basta! A sociedade brasileira não pode se calar diante da disseminação do ódio.
 
Ao vociferar com o dedo em riste e aos berros contra a deputada e ex-ministra Maria do Rosário (PT-RS), Jair Bolsonaro (PP-RJ) foi muito além da quebra do decoro parlamentar. Incitou ao estupro. Não se trata de opiniões em confronto. Trata-se de defender o crime e a barbárie.
 
Em 2003, durante entrevista, os parlamentares se desentenderam na frente das câmeras. O deputado disse, pela primeira vez, que não a estupraria porque ela não merecia. Indignada, a deputada se aproximou, foi empurrada e xingada.
 
Na terça-feira passada (9), Bolsonaro mais uma vez disparou covardemente ameaças e ofensas contra a deputada. Mais que isso: atacou a honra da presidenta da República e achincalhou direitos humanos universais mais uma vez.
 
Em 1999, Bolsonaro pediu o fuzilamento do então presidente Fernando Henrique Cardoso e o fechamento do Congresso. Ficou impune.
 
Anualmente, mais de 50 mil estupros são registrados no país, número estarrecedor, mas subestimado, segundo as autoridades. A cada dez minutos uma pessoa é vítima de estupro no Brasil: em festas para calouros de renomados cursos universitários, nos lares e nas ruas de pequenas e grandes cidades.
 
O estupro é uma chaga social alimentada por posturas intolerantes, machistas e criminosas de trogloditas. O Brasil não quer e não deve conviver mais com isso.
 
As cenas de Bolsonaro atacando a deputada compõem o ápice de uma encenação tosca e rasteira tolerada há décadas pelo silêncio do Congresso. Durante anos a sociedade tem acompanhado suas reiteradas declarações ofensivas contra mulheres, negros e homossexuais.
 
De forma reincidente, Bolsonaro discrimina, induz e incita a discriminação étnica, racial e de gênero. É um expoente contra os avanços da civilidade e a consolidação dos direitos da mulher e dos negros –foi contra a ampliação da licença maternidade e das cotas.
 
A sociedade brasileira, os movimentos sociais, homens e, sobretudo, as mulheres não podem se calar. É preciso agir contra o crime e a incitação a ele. O estupro é, para Bolsonaro, um direito exercido pelo “macho” quando elege a mulher-alvo como merecedora.
 
O Congresso e a sociedade compactuam com isso? Os eleitores do Rio, que elegeram Bolsonaro, concordam com isso? Não cassar esse deputado é dar sinal verde ao crime. Mesmo depois das declarações de congressistas em repúdio à atitude de Bolsonaro, não abrir um processo de cassação contra ele é institucionalizar o ódio que se pretendeu instalar no país ao longo dos últimos meses.
 
PT, PCdoB, PSB e PSOL ingressaram com pedido de cassação do mandato de Bolsonaro. Para esses partidos, o deputado ameaça veladamente a deputada, incorre em crime e atenta diretamente contra a humanidade. A gravidade do episódio caracteriza uma situação de perseguição, discriminação odiosa, incompatível com as responsabilidades e atribuições parlamentares.
 
Não basta o pedido de cassação. É preciso responsabilizar Bolsonaro criminalmente. Em qualquer país democrático, as leis e os limites garantem a liberdade e a vida em grupo. Não se constrói uma nação se nos submetermos ao horror, à barbárie e ao ódio.
 
Rui Falcão é presidente do Partido dos Trabalhadores 
 
Publicado na Folha de S.Paulo  
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100