Não ao retrocesso: Newton Lima comemora aprovação do fim de voto secreto pela Câmara

NewtonLimaManchete

Em artigo, o deputado Newton Lima (PT-SP), elogia a aprovação, na semana passada, da PEC 349, que estabelece a votação aberta em todas as votações do Congresso. Agora, esse projeto está sendo apreciado pelo Senado Federal.  “O PT sempre lutou pela transparência e contra a corrupção endêmica. Em 2009, por exemplo, o presidente Lula encaminhou ao Congresso o projeto de lei para transformar a corrupção em crime hediondo, com penas de até 25 anos de prisão. Em agosto deste ano a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.846/13, que pune corrupto e corruptor”, diz o texto. Leia a íntegra:

Não ao retrocesso!

Newton Lima (*)

Depois da vergonhosa absolvição do deputado Natan Donadon, semana passada, a Câmara dos Deputados se redimiu e aprovou, por unanimidade (452 votos) e em 2º turno, a PEC 349, que estabelece a votação aberta em todas as votações do Congresso. Agora, esse projeto está sendo apreciado pelo Senado Federal. Caso seja aprovado tal como saiu da Câmara, será o fim do sigilo no voto dos parlamentares no Congresso – Câmara e Senado –, nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras Municipais de todo o país. E isso representará, sem dúvida alguma, um grande avanço democrático.

Mas já sabemos da intenção de alguns senadores em macular essa medida profilática, restringindo o fim do sigilo apenas aos casos de cassações de mandatos parlamentares. Isso seria um retrocesso! No plenário da Câmara, expressei minha posição e a da bancada do PT, que é a de defender, caso o Senado estabeleça o retrocesso, a manutenção da PEC como foi aprovada pelos deputados. Agora, é preciso que a sociedade fique alerta e faça a pressão necessária.

É verdade que o segredo para determinadas votações foi estabelecido pela Constituição de 1988 para proteger o Legislativo do rolo compressor do Executivo. Afinal, na época o Brasil recém saíra de 21 anos de ditadura militar, quando o Congresso havia se transformado em uma mera caixa de ressonância do Planalto. Mas hoje, com a vigência plena da democracia e a exigência da sociedade por mais transparência do poder, esse segredo não tem mais sentido.

Aqui se faz necessário relembrar a história da PEC 349: de autoria do ex-governador de São Paulo e ex-deputado Luiz Antonio Fleury (PTB-SP), ela foi relatada pelo então deputado, hoje ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (PT-SP). Em 2006 – há sete anos (!) – o projeto foi aprovado em 1º turno na Câmara, mas acabou sendo engavetado. Naquela legislatura, a bancada do PT votou, por unanimidade, no parecer favorável do deputado Cardozo.

Assim, nós, do PT, sempre entendemos que voto secreto é privilégio do eleitor, nunca do parlamentar. No episódio da não-cassação do deputado Donadon, foi justamente a existência do voto secreto que garantiu a impunidade daquele parlamentar condenado pelo STF por corrupção. Tentativas da grande mídia de responsabilizar o PT pela decisão, para proteger os acusados no processo do mensalão, não passam de cortina de fumaça.

O PT sempre lutou pela transparência e contra a corrupção endêmica. Em 2009, por exemplo, o presidente Lula encaminhou ao Congresso o projeto de lei para transformar a corrupção em crime hediondo, com penas de até 25 anos de prisão. Em agosto deste ano a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.846/13, que pune corrupto e corruptor.

Apesar do avanço significativo na aprovação do voto aberto pela Câmara e da lei anticorrupção já em vigor – aprovadas graças à pressão popular – as mudanças precisam ser mais profundas e estruturantes já para as eleições de 2014. Sobre isso, participei na quarta-feira (4) do ato público organizado pela OAB, CNBB, UNE, CUT e Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) para viabilizarmos a reforma política para 2014. Precisamos de 1,6 milhão de assinaturas para o projeto de iniciativa popular. Não podemos esmorecer, faça sua parte pelo site www.eleicoeslimpas.org.br para que tenhamos um Brasil melhor.

(*) Deputado federal (PT-SP), ex-prefeito de São Carlos e ex-reitor da UFSCar.

Foto: Gustavo Bezerra

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100