Na ONU, entidades denunciam relação entre Moro e Dallagnol na Lava Jato

Organizações integrantes da Articulação Justiça e Direitos Humanos (JusDh) denunciaram na segunda-feira (24) em reunião do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), as violações cometidas pelo ex-juiz Sérgio Moro e pelo procurador Deltan Dallagnol, do Ministério Público Federal do Paraná (MPF-PR).

Desde o dia 9 deste mês, o The Intercept Brasil vem divulgando matérias revelando que Moro e Deltan discutiam, por meio do Telegram, processos em andamento e comentavam pedidos feitos à Justiça pelo MPF-PR. Numa das mensagens, Moro indica uma testemunha para o procurador ouvir.

Para essas organizações, a troca de mensagens entre Moro e o chefe da força tarefa da Operação Lava Jato violam a independência e a imparcialidade do Judiciário brasileiro, segundo matéria da Carta Capital.

O relator especial da ONU para a independência de magistrados e advogados, Diego García-Sayán, apresentou durante o evento relatório com pareceres sobre como os órgãos e seus membros devem agir em relação a debates públicos, seguindo normas internacionais de proteção à justiça.

O relatório também recomenda que juízes e procuradores se abstenham de qualquer atividade política que possa comprometer a sua independência ou pôr em perigo a de imparcialidade. Para tal, também cita que eles sejam reservados em relação à imprensa, o que envolve não comentar casos que estão a tratar.

“O essencial é alcançar um equilíbrio adequado entre os direitos de juízes e promotores e o interesse legítimo das autoridades nacionais em proteger a independência, a imparcialidade e a autoridade de suas instituições”, diz o documento, que acrescenta a importância dos magistrados na defesa da democracia e dos direitos humanos.

Élida Lauris, co-coordenadora da Terra de Direitos, que falou em nome das entidades brasileiras, destacou que “a luta contra a corrupção feita sem o devido processo legal e garantias corrompe a confiança no sistema de Justiça”. Ela também disse que a independência da Operação Lava Jato ficará comprometida após os vazamentos feitos pelo site The Intercept Brasil.

 

Portal CUT

Foto: Lula Marques

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex