Municípios de Minas recebem Lula “de braços abertos” e denunciam “boicote” de Temer

Prefeitos petistas de cidades que serão visitadas pela caravana de Lula em Minas Gerais afirmaram que a população de seus municípios espera o ex-presidente “de braços abertos”. Em entrevista ao jornal PT na Câmara, os prefeitos de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, e de Cordisburgo, Padre Maurício, afirmaram que o povo dos Vales do Mucuri e do Jequitinhonha não esquece os avanços obtidos durante os mandatos de Lula na presidência da República.

O chefe do executivo municipal de Teófilo Otoni, cidade localizada a 450 quilômetros da capital Belo Horizonte, e com mais de 105 mil habitantes (Censo de 2010), destacou que a população de lá é grata ao ex-presidente principalmente pelos programas educacionais, sociais e de moradia.

“A expectativa com a visita do Lula é muito boa, principalmente pelo que o ex-presidente fez por Teófilo Otoni e região do Vale do Mucuri, com destaque para a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, o Instituto Federal (IFMG), o restaurante popular e o Minha Casa, Minha Vida. Estamos de braços abertos para receber esse homem (Lula) que transformou a história do nosso País”, ressaltou Daniel Sucupira.

Do mesmo modo, o prefeito Padre Maurício disse que o município de Cordisburgo também é agradecido ao ex-presidente pelas conquistas obtidas durante seus mandatos. Com cerca de nove mil habitantes (Censo 2010) e localizado no Vale do Jequitinhonha, o município fica a 140 quilômetros de Belo Horizonte e é a terra natal do escritor Guimarães Rosa.

“O que os ex-presidentes Lula e Dilma fizeram por Cordisburgo também fizeram pelo Brasil inteiro na área social e na educação, principalmente o ProUni, o Fies e o Enem. Facilitou muito o acesso das pessoas à educação que, de outra forma, não poderiam cursar uma faculdade”, observou.

Apesar dos avanços, os prefeitos também lamentaram que vários programas implementados por Lula já sofram boicotes do atual governo ilegítimo de Michel Temer. “Nossa principal preocupação é em relação aos programas sociais, ameaçados pelo corte no orçamento do ano que vem. Para nós, o investimento social limitado compromete o futuro da nossa população, principalmente das crianças e dos jovens”, explicou o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira.

Já o prefeito Padre Maurício relatou que está “assustado” com o impacto da previsão orçamentária para 2018.  “Estamos preocupados com os cortes de 42% dos recursos para a educação básica e de até 90% em alguns programas sociais. Se vigorar esse orçamento, vai ficar difícil continuar os programas sociais em Cordisburgo”, lamentou.

Avanços– Durante o governo Lula foram criadas três universidades em Minas Gerais e 16 campi universitários. Ainda na área da educação, os governos do PT criaram 43 novas escolas técnicas no estado.

Na área da saúde, mais de 4 milhões de mineiros foram beneficiados com medicamentos gratuitos. Durante a gestão de Lula também foram instaladas seis mil farmácias da rede Aqui Tem Farmácia Popular.

Só em Minas Gerais, 1,1 milhão de famílias foram beneficiadas com o Bolsa Família, alcançando mais de 4 milhões de pessoas.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também