Mulheres serão as mais prejudicadas com reforma da Previdência, alertam petistas

LOGO MULHERES luta

Deputados da Bancada do PT ocuparam a tribuna da Câmara nesta terça-feira (7) para homenagear o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março e, principalmente, para alertar que conquistas obtidas ao longo de décadas estão ameaçadas com a reforma da Previdência (PEC 287/16), proposta pelo governo golpista de Temer, que vai afetar principalmente as mulheres. Para os petistas, o dia 8 de março de 2017 será marcado por um dia de luta. Um dia de grandes manifestações contra a essa reforma que ataca as trabalhadoras e os trabalhadores, que fere de morte as mulheres deste País.

“Nós não podemos chamar isso de reforma, porque reforma, geralmente, é para aprimorar. Na verdade, o que o governo quer é a destruição de conquistas ao longo de décadas”, afirmou o deputado Padre João (PT-MG). Ele destacou ainda a importância dos direitos assegurados pelas mulheres, que poderão ser retirados pela PEC 287, que desmontará a Previdência Social.

As mulheres, enfatizou, são as principais prejudicadas com esse desmonte. A trabalhadora rural, não somente por causa da idade, mas também pelo tempo e forma de contribuição, assim como a contribuição de toda a família. As professoras, que terão que trabalhar 65 anos e, no mínimo, 25 anos de contribuição ininterruptos. “Então, essa chamada reforma é um ataque às mulheres. Por isso, esse dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, tem de ser um dia de luta, de paralisação no mundo inteiro”, defendeu.

O deputado Marcon (PT-RS) foi além na sua avaliação. Para ele, homens e mulheres precisam estar mobilizados durante todo o mês de março contra o desmonte da Previdência. “Precisamos lutar intensamente contra esse crime que o governo Temer está cometendo e que vai inviabilizar a aposentadoria de milhares de brasileiros. Esse crime que atinge em cheio as mulheres. Assim, o dia 8 de março de 2017 será lembrado pela luta das mulheres brasileiras no intuito de manter os seus direitos. As mulheres brasileiras são guerreiras e será a partir da imensa força que possuem que se dará a queda do governo ilegítimo de Michel Temer”, afirmou.

Na avaliação do deputado Bohn Gass (PT-RS) a reforma da Previdência é uma das piores coisas já feitas por um governo. “Ela prejudica a todos, mas de uma forma especial às mulheres. Todo mundo sabe que as mulheres têm dupla e tripla jornada de trabalho. Ou será que o governo Temer não sabe disso?”, ironizou.

Bohn Gass destacou que as trabalhadoras urbanas serão profundamente desrespeitadas na reforma proposta por Temer. Mas as trabalhadoras rurais serão ainda mais. Porque no caso delas, além da dupla jornada, é um trabalho penoso, frio, chuva, sol, sem feriado e sem descanso semanal. “Por isso, a melhor homenagem que se pode fazer às mulheres, neste 8 de março, é dizer um retumbante não à reforma da Previdência. Esse ato criminoso do Temer não pode passar”, reforçou.

O deputado Nelson Pellegrino (PT-BA) informou sobre sessão realizada na segunda-feira (6), na Câmara Municipal de Mutuípe, para discutir a reforma da Previdência. “Por unanimidade dos vereadores foi aprovada uma moção de repúdio que deve ser encaminhada a esta Casa, e várias Câmaras de Vereadores da Bahia também estão fazendo o mesmo. Essa reforma vai ser derrotada aqui, porque é contra os trabalhadores, contra as mulheres, contra os professores, contra os trabalhadores rurais, contra o povo brasileiro”.

As mulheres serão as mais afetadas pelas reformas da Previdência e Trabalhista, enfatizou o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), manifestando o seu repúdio a essas duas reformas, que tramitam simultaneamente na Casa. “Sem dúvida nenhuma a reforma trabalhista, inclusive, está sendo feita de forma sorrateira, porque ela é terminativa no âmbito das comissões e corre o risco de ser aprovada sem ter que ser votada em plenário”, alertou.

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também