Mulheres querem financiamento público e lista alternada na reforma política

janete rocha0706_D1A deputada Janete Pietá (PT-SP), coordenadora da Bancada Feminina da Câmara Federal, participou na segunda-feira, (6), da audiência pública promovida pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado que discutiu a Reforma Política e as Mulheres. A audiência, realizada na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), foi presidida pela senadora Marta Suplicy (PT) e contou com representantes do Judiciário, Ministério Público e da sociedade civil. Cerca de 300 pessoas, sendo a maioria mulheres, se posicionaram favorável ao financiamento público de campanha e lista fechada com alternância de gênero. “Estamos unidas numa só luta por liberdade, justiça, representação e paridade”, disse. A deputada acrescentou que não há possibilidade de fazer transformações sem que a mulher seja representada.

Janete Pietá também ressaltou que as mulheres representam 52% da população e que por isto é muito importante uma reforma política profunda e democrática que inverta a atual situação. “Na Câmara Federal, dos 513 parlamentares, representamos apenas 8,7%. No Senado, somos 16%”, exemplificou.

A parlamentar apresentou propostas para aumentar o percentual de mulheres eleitas, como a ampliação de debates sobre o tema; mobilização em Brasília; debate nas redes sociais; desburocratizar as formas de participação popular, entre outras. “Precisamos fazer um pacto por uma democracia mais verdadeira, plural, com a presença da mulher de forma significativa para as eleições de 2012, mesmo sem a vigência da Reforma Política que estamos discutindo”.

Durante a audiência pública foi decidido que haverá mobilização para que todos os municípios de São Paulo discutam a Reforma Política com a participação popular e com a presença de mulheres.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também