Mulheres Indígenas marcham em Brasília na sexta-feira, 10

Foto: Gustavo Bezerra/Arquivo
Anne Moura, secretária nacional de Mulheres do PT acompanha as atividades.

A secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Moura, está em Brasília para participar das atividades da II Marcha das Mulheres Indígenas, realizada em Brasília entre os dias 7 a 11 de setembro, que tem como tema “Mulheres originárias: Reflorestando mentes para a cura da Terra”. Na manhã desta quinta-feira, 9, Anne Moura participou de reuniões com as organizações de mulheres indígenas da Amazônia e nesta tarde acompanha a continuação do julgamento no STF da tese do Marco Temporal.

A principal atividade do encontro das mulheres indígenas, que seria uma grande marcha rumo ao Supremo Tribunal Federal (STF), teve que ser adiada em razão da invasão de grupos bolsonaristas na Esplanada dos Ministérios desde o ato golpista de 7 de setembro, promovido por Bolsonaro.

“Já estamos em marcha. O fato de estarmos aqui na defesa do nosso território, da nossa ancestralidade, já é uma resistência”, enfatizou Anne Moura, que acompanhou a plenária que decidiu pelo adiamento da marcha para amanhã, sexta-feira (10).

Em Nota, a Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) destacou que o principal neste momento é preservar a vida das mulheres indígenas que estão na Capital do país na luta por direitos.

“A decisão tem como objetivo garantir a vida das mulheres, anciãs, jovens e crianças presentes, na mobilização que acontece desde o dia 7 de setembro, na capital federal, com a participação de mais de 5 mil pessoas de 172 povos, de todas as regiões do país”, destaca o documento.”

Além da marcha rumo ao STF, também está prevista para a sexta-feira (10), a realização de uma audiência pública sobre a violência contra as mulheres indígenas e uma roda de conversa com mulheres  indígenas petistas. A audiência pública acontece às 10 horas e será realizada pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara Federal, com a participação da bancada de parlamentares petistas.

Encontro de Petistas

No período da tarde, acontece às 14 horas, na tenda da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) uma roda de conversa com a presença de mulheres indígenas petistas que participam da Marcha. “As petistas vieram de várias regiões do país e em várias delegações, esse momento será uma oportunidade de nos encontrarmos, trocar experiências e falar das perspectivas e desafios para o próximo período”, aponta Anne Moura.

Julgamento STF

Acontece na tarde desta quinta, a continuação do julgamento no STF da tese ruralista do Marco Temporal. As mulheres indígenas acompanham a votação do acampamento. “A expectativa é que após a leitura final do voto do relator, ministro Edson Fachin, os outros ministros iniciem a votação. Esse julgamento é muito importante porque é ele que vai decidir sobre o futuro da demarcação de terras indígenas no país”, declara Anne Moura, que acompanha o julgamento junto às indígenas, em Brasília.

PTNacional

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também