Mujica toma posse no Uruguai

O ex-guerrilheiro José Mujica tomou posse nesta segunda-feira como 52º presidente do Uruguai. Diante do Congresso, ele jurou cumprir a Constituição. Mujica assumiu com a promessa de manter as políticas moderadas do atual governo, em uma cerimônia que contou com a presença de vários líderes estrangeiros e da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

A posse foi marcada por gestos de solidariedade ao Chile, após o terremoto devastador que atingiu o país no fim de semana e deixou mais de 700 mortos, além de enormes danos materiais. A presidente do Chile, Michelle Bachelet, não compareceu.
José Mujica afirmou que cabe ao Brasil o papel de liderar a integração regional do Mercosul. “O Mercosul está falhando porque os latino-americanos não querem entrar de cabeça. Penso que o Brasil está sendo chamado a cumprir um papel absolutamente essencial na melhora da integração. O Brasil é praticamente o líder natural da região e na medida que assuma isso, seguramente vai contribuir em uma proporção muito alta na solução das dificuldades que temos agora”, disse.

Para a secretária nacional de Relações Internacionais do PT, deputada Iriny Lopes (ES), a posse de José Mujica representa a continuidade das mudanças ocorridas na América do Sul – assim como ocorreu no Brasil, com a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “É uma nova perspectiva de avanço social e articulação entre o setor democrático e esquerda da América do Sul. O PT está participando da posse de José Mujica, e tenho certeza de que Brasil e Uruguaio terão uma nova relação a partir de agora”, afirmou.

O vice-presidente, Danilo Astori pediu maior atenção dos brasileiros com o Mercosul e comparou com o processo de integração europeu, em que as grande economias ajudam as menores. “Para ser líder, tem que ser reconhecido como líder. E a verdade é que nós reconhecemos uma liderança praticamente natural do Brasil na região. Mas para ser líder, tem que exercer a liderança. E para exercer a liderança tem que ter generosidade. Os grandes líderes da Europa têm sido muito generosos para possibilitar o desenvolvimento de países que foram incorporados à comunidade”, frisou Astori.

Ele citou os pontos que ele considera problemáticos no processo de integração e citou o caso de governos estaduais que impõem restrições. “No Brasil, os estados às vezes tomam decisões contrárias às do governo central. Nós, por exemplo, temos problemas com o governo do Rio Grande do Sul, que contraria a vontade do governo federal e prejudica produtos uruguaios. Restrições como [dificuldade de tirar] licenças de importação e requisitos burocráticos do governo gaúcho detêm o ingresso de produtos, contra a vontade do governo federal”, citou Astori.

Mujica foi membro da guerrilha urbana Tupanamaros e passou mais de uma década preso durante a ditadura que governou o Uruguai na década de 1970 até os anos 1980. Ele ganhou as eleições de novembro, como 52,3% dos votos.

Equipe Informes, com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100