MTV formaliza na Câmara pedido de desculpas por programa “Casa dos Autistas”

ppimenta_cpiA diretora de relações governamentais do Grupo Abril em Brasília, Ângela Rehm, apresenta na tarde desta quarta-feira (27), em reunião com o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), um pedido de desculpas formal à sociedade brasileira pelo programa Casa dos Autistas, exibido pela MTV na semana passada.
A reunião será na sala da presidência da Comissão de Legislação Participativa, às 16h.

No quadro exibido, que busca ser uma sátira do Casa dos Artistas do SBT, o dia-a-dia das pessoas com disfunção global do desenvolvimento foi retratado a partir de uma visão particular dos humoristas do canal musical. Após a exibição do programa, o deputado Pimenta ingressou com uma representação no Ministério Público Federal pedindo providências com relação ao programa. No documento, o deputado classifica o quadro como um programa discriminatório que explora de maneira preconceituosa a imagem das pessoas com transtornos globais do desenvolvimento.

“Essa paródia de péssimo gosto e conteúdo nada tem de humor, pelo contrário, dissemina uma cultura condenável, que é a da tentativa de inferiorização das pessoas pela diferença. Reforça a idéia segregadora de um modelo único de sociedade, em que aqueles que não se enquadram no rótulo de normais devem ser motivo de piadas e discriminação”, afirma o parlamentar.

A representação do deputado Pimenta baseou-se na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual o Brasil é signatário. O texto da Declaração diz que “os Estados Partes proibirão qualquer discriminação baseada na deficiência e garantirão as pessoas com deficiência igual e efetiva proteção legal contra a discriminação por qualquer motivo”.

Além da representação do deputado Pimenta no MPF, uma grande mobilização em repúdio ao canal se espalhou por todo o Brasil pelas redes sociais. Ontem (26), a MTV já havia emitido uma nota oficial reconhecendo que “ultrapassou os limites aceitáveis do humor” com o “Casa dos Autistas”.

(AP)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também