MP 664: Texto aprovado garante direitos dos trabalhadores e aprimora a concessão de benefícios

afonso florence tribuna 02 2015

Com o objetivo de garantir a cobertura universal pela Previdência Social e garantir também a capacidade de investimento do Estado brasileiro o plenário da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (13), o texto principal do relatório do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) à MP 664/14. A medida, que altera as regras para concessão do auxílio doença e pensão por morte, faz parte das propostas do governo para aprimorar a concessão dos benefícios e combater as fraudes na concessão dos referidos benefícios.

O deputado Afonso Florence (PT-BA), vice-líder da Bancada do PT, ressaltou que a medida vai garantir a saúde financeira para ampliar a cobertura dos benefícios da Previdência Social. “Essa MP não retira nenhum direito. Pelo contrário, garante a saúde financeira, a capacidade de investimento do Estado brasileiro para continuar a aumentar salário mínimo, a pagar os programas Bolsa Família, Luz para Todos e Minha Casa, Minha Vida”, disse.

Crítica – O deputado Afonso Florence criticou a oposição que, de acordo com ele, não tem respaldo para acusar o governo federal. “É curioso um deputado ligado ao governo tucano do Paraná ocupar a Tribuna para dizer que estamos tirando direito dos trabalhadores, quando o governo do tucano Beto Richa, no Paraná, espanca trabalhador, arrocha salário e baixa benefício”, destacou.

Pontos – O relator da MP, deputado Carlos Zarattini acatou mais de 300 emendas das mais de 500 apresentadas por deputados e senadores na comissão mista. De acordo com ele, o que se buscou foi garantir os benefícios dos trabalhadores e, também, garantir a sustentabilidade da Previdência Social.

Zarattini afirmou que um dos pontos mais importantes incluídos no texto aprovado é o que trata do valor das aposentadorias. “A pensão volta a ser integral e não mais distribuída na cota familiar como previa a proposta original, que dava direito a 50% da pensão para o cônjuge e mais 10% para cada dependente, até no máximo de cinco. Isso levaria a um prejuízo enorme aos pensionistas e a todas as suas famílias. Então, a pensão vai ser exatamente igual ao valor da aposentadoria do segurado que faleceu”, explicou.

Outro item destacado pelo relator no texto aprovado é o que reduz de 24 para 18 meses o prazo mínimo de contribuição para que o cônjuge ou companheiro tenha direito à pensão por morte. A medida também exige um tempo mínimo de dois anos de casamento ou união estável. No caso de o segurado morrer antes de completar 18 meses de contribuição, ou se a união tiver menos de dois anos, o parceiro terá direito a quatro meses de pensão.

“Ao mesmo tempo, fica garantido no texto que o filho de todo casal que tenha só um filho ficará recebendo a pensão até os 21 anos de idade. Colocamos também que, se esse filho, se essa criança tiver qualquer deficiência grave intelectual ou mental, o cônjuge ou o irmão da pessoa que faleceu receberá essa pensão por toda a sua vida, ou seja, haverá, a vitaliciedade”, explicou Zarattini.

Tabela – Outro item ressaltado pelo relator foi o que diz respeito ao tempo em que a pessoa receberá pensão. “O texto original da MP propunha uma tabela em que os mais jovens recebem por menos tempo e os mais velhos recebem por mais tempo e, a partir dos 44 anos, por tempo vitalício. Ampliamos o tempo de recebimento nas faixas acima de 30 anos, ampliamos para 15 anos até os 40 e para 20 anos até 43 anos de idade. Essa ampliação tem o objetivo de garantir as condições de até mesmo aquelas pessoas que têm dificuldade de conseguir um emprego, especialmente as mulheres de mais idade, possam contribuir para a Previdência Social durante um período mínimo de 15 anos e, dessa forma, constituir a sua própria aposentadoria”, explicou Carlos Zarattini.

Gizele Benitz

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100