Numa iniciativa da deputada Erika Kokay (PT-DF), a Câmara realizou nesta sexta-feira (24) sessão solene em homenagem ao Dia do Soka Gakkai Internacional. A SGI é a designação de um movimento que segue os ensinamentos do Budismo de Nitiren Daishonin e tem como principal objetivo o respeito à dignidade da vida e à crença de que a transformação fundamental na vida de cada pessoa leva à transformação da sociedade como um todo.
O movimento, composto de aproximadamente doze milhões de pessoas no mundo inteiro, foi fundado no Japão em 1930 pelo educador Tsunessaburo Makiguti.
Durante a solenidade, Erika Kokay elogiou a instituição que, de acordo com ela, tem feito a defesa “incansável” do ser humano. “A Soka Gakkai propõe a cada um de nós uma reflexão interior para que possamos perceber que é possível a transformação de cada um e, a partir daí, transformar o conjunto da sociedade”, disse.
A Soka Gakkai, acrescentou Erika Kokay, “mostra para o Brasil que existe uma organização que persegue de forma harmoniosa a transformação interior do ser humano, através de uma cultura de paz. Os princípios da filosofia Soka Gakkai nos revela que é possível acreditar mais na humanidade”, enfatizou a parlamentar petista.
Participaram da homenagem, além de parlamentares, representantes da entidade Brasil Soka Gakkai e do governo do Distrito Federal.
Gizele Benitz