Proibir a propaganda de cigarros e bebidas alcoólicas, no rádio e na televisão, em todo o território nacional. Esta é a finalidade do projeto de lei protocolado pelo deputado Nilson Mourão (PT-AC).
A proposta também proíbe a publicidade indireta, conhecida pela expressão em inglês “merchandising”, que é aquela em que o produto aparece em uma cena de filme, novela ou programa de tevê. De acordo com Nilson Mourão, seu projeto visa proteger especialmente os adolescentes, idade em que o individuo sofre mais fortemente as influências externas. “A adolescência é um período da vida em que a pessoa inicia o processo de afirmação da sua identidade, e alguns hábitos estabelecidos podem persistir na vida adulta, dentre eles, os hábitos relacionados ao uso de álcool e tabaco.
Imagens de homens bem sucedidos, acompanhados de mulheres bonitas, associadas a determinada marca de cigarro ou bebida alcoólica, tem por finalidade, criar um padrão de comportamento que identifica o produto ao estilo de vida que é idealizado pela maioria, nessa faixa etária”, disse o parlamentar.