O deputado Nilson Mourão (PT-AC) afirmou nesta segunda-feira (10), em pronunciamento no plenário, que os acordos bilaterais que deverão ser assinados entre o Brasil e o Irã, durante a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva aquele país terão importantes reflexo na economia dos dois países.
“As relações diplomáticas entre Brasil e Irã são antigas e esse conjunto de acordos de cooperação em áreas como petroquímica, gás, transporte, construção naval, hidrelétricas, entre outras, fortalecerão os laços e as trocas comerciais entre os dois países”, disse Mourão.
Nilson Mourão ressaltou ainda a visão equivocada em torno da visita de Lula ao Irã. “O que chama a atenção nesta viagem do Presidente Lula ao Irã é, inevitavelmente, a questão nuclear, que colocou o Irã no centro do debate mundial. O presidente Lula vem sofrendo pressões de todo o tipo e, agora, as pressões se multiplicaram. As últimas são ridículas. Partem dos grandes jornais dos Estados Unidos, da Europa, de Israel e de outros países. Estão entendendo que o Presidente Lula está sendo literalmente um inocente útil nas mãos de Ahmadinejad (presidente do Irã). Considero isso ridículo, desrespeitoso”, frisou o parlamentar petista.