Molon quer aprimorar reconhecimento de pessoas acusadas de crimes

molon2
Foto: Gustavo Bezerra
 
O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) apresentou na Câmara projeto de lei (PL 7213/14) que altera o Código de Processo Penal, para fins de regulamentação do reconhecimento de pessoas e coisas. A proposta tem o objetivo de minimizar as possibilidades de reconhecimento equivocado, inserindo-se no texto legal expressamente que o agente policial responsável não terá conhecimento prévio sobre a identidade do acusado. 
 
A formação de linhas de suspeitos e de álbuns fotográficos será composta por pessoas semelhantes à primeira descrição oferecida pela vítima, com gravação do procedimento em áudio e vídeo. A vítima ou testemunha será informada de que o suspeito pode estar ou não dentre as fotos exibidas e de que as investigações continuarão independentemente do resultado do reconhecimento.
 
Para o parlamentar, o reconhecimento por fotografia, por si só, não será elemento de prova capaz de ensejar condenação criminal. “Por meio desse aprimoramento legislativo, será possível aferir com precisão o verdadeiro culpado pela prática do delito, merecendo, pois, aprovação e tornando-o mais justo.”
 
Assim, justificou o deputado, “procurou-se trazer à lei o aclaramento de questão já diversas vezes suscitada, qual seja, a de que a memória humana é maleável, não estanque, devendo ser preservada com o mesmo cuidado com que é preservada a cena do crime”. 
 
Késia Paos, estagiária de jornalismo, PT na Câmara 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex