Moema Gramacho repudia ataques à presidenta Dilma e pede punição dos responsáveis

moemagramachoEm artigo, a deputada Moema Gramacho (PT-BA) repudia os ataques à Presidenta Dilma Rousseff. “Quando se ataca a figura da Presidenta, não se ataca apenas a pessoa dela, se ataca a Instituição que ela representa e da qual somos parte. Repudiamos as vaias, os xingamentos de baixo calão, os adesivos, as hashtags ofensivas e este artigo infame que ofendem a honra não apenas da senhora Dilma Rousseff, mas da Presidenta da Nação, Dilma Rousseff”. A deputada solidariza-se com a presidenta e sugere que os órgãos competentes apurem e tomem as medidas cabíveis, com punição dos responsáveis, já que os crimes contra a honra da Presidenta da República estão previstas no Código Penal Brasileiro.

Leia a íntegra:

Desrespeito à Dilma é desrespeito à Nação

Moema Gramacho*

Nos últimos tempos somos atacados com as ofensas à Presidenta Dilma Rousseff. Somos, no plural, porque quando se ataca a figura da Presidenta, não se ataca apenas a pessoa de Dilma Rousseff, se ataca a Instituição que ela representa e da qual somos parte.

Estamos em uma democracia e temos o direito de criticar, mas independente da discordância que se tenha com a pessoa Dilma ou com a legenda que a elegeu, não se pode ofender a maior representante da nação. Para além de Dilma ser a Presidenta da República e toda a cortesia e respeito que deve ser tratada, ofendê-la é mais do que um desrespeito cívico, é um desrespeito a uma senhora de 67 anos, mãe e avó.

Dilma foi reeleita Presidenta da República, mas o desrespeito à única mulher que chegou a este posto mostra sua face machista sempre. Em julho circulou nas redes um adesivo sexista e misógino divulgado em um site de compras da internet, para ser colocado na entrada dos tanques de gasolina dos carros, com o rosto da Presidenta colado em um corpo feminino de pernas abertas, de modo que, quando a bomba fosse abastecer o veículo, se daria a ideia de que estaria penetrando-a sexualmente.

Em agosto, a hashtag #Dilmanaplayboy e supostas capas foi o assunto mais comentados do país no Twitter. A hashtag já havia sido postada anteriormente, mas apenas este ano entrou no ranking dos assuntos mais comentados do microblog. O adesivo e a hashtag desrespeitam a dignidade humana da Dilma, como também a instituição que ela representa.

Existem ainda imagens que são repassadas por grupos de Whatsapp, em uma delas aparece a Presidenta grávida com o seguinte escrito: “Campanha: Bruno, por favor, engravida a Dilma! …o resto é com o macarrão!”, neste caso é um estimulo ao assassinato à Presidenta, quando fazem alusão ao assassinato bárbaro de Eliza Samudio.

Ainda em agosto, o jornalista João Luiz Vieira, um dos editores da revista Época, publicou um artigo intitulado “Dilma e o Sexo”, atribuindo que os problemas que Dilma Rousseff enfrenta à frente do comando da nação se resumiriam a “falta de erotismo” ou ao fato dela ter se tornado, na opinião dele, uma mulher assexuada. Vieira infere que a sexualidade de Dilma tenha sido subtraída há pelo menos uma década, como que provando exatamente o contrário: poder e sexo precisando se aniquilar. O jornalista ainda questiona se Dilma não devaneia, se não sente falta de alguém para preencher a solidão que o poder provoca em noites insones?!

João Luiz Vieira perdeu a oportunidade de ficar calado e o senso do ridículo, tendo sido criticado por colegas e leitores (não eleitores de Dilma), que questionaram o limite do bom senso e da liberdade de imprensa. O mau gosto do texto repercutiu tão mal que o texto foi retirado do ar logo depois. No texto, Vieira citava os adesivos de Dilma como machistas e misóginos, mas foi capaz de produzir um texto tão machista, sexista e misógino quanto, ao sugerir que uma mulher precisa de alguém ao seu lado para se satisfazer ou que precisariade erotismo para melhorar sua relação com o mundo.

Vieira perpetua assim o grito dos machistas quando uma mulher não atende os padrões sociais de feminilidade, sensibilidade e doçura, atribuindo à falta do sexo o motivo para os problemas. Quantas vezes as mulheres escutam que são mal amadas, que dormiram de calça jeans ou outros termos impublicáveis?

Esse tipo de atitude perpetua o machismo ao atribuir que mulheres que não tem um parceiro são infelizes, mal humoradas, agressivas, ou de mal com a vida. Como se a felicidade feminina dependesse de uma companhia.

Repudiamos as vaias, os xingamentos de baixo calão, os adesivos, as hashtags ofensivas e este artigo infame que ofendem a honra não apenas da senhora Dilma Rousseff, mas da Presidenta da Nação, Dilma Rousseff.

Pedimos que a Advocacia Geral da União, o Ministério Público Federal e o Ministério da Justiça apurem e tomem as medidas cabíveis, com punição dos responsáveis, já que os crimes contra a honra da Presidenta da República estão previstas no Código Penal Brasileiro, com reclusão de 1 a 4 anos e multa (Código Penal Brasileiro, Capítulo V, dos Crimes contra a honra, Artigos 138,139, 140 e 141. Lei nº 7.170/1983, Artigos 26, 27, 28 e 29).

Solidarizamos-nos com a Presidenta Dilma como mulheres, como mães e avós, como cidadãs brasileiras e exigimos respeito à nossa compatriota, cidadã brasileira, Dilma Rousseff.

*Moema Gramacho é deputada federal (PT-BA) e Coordenadora do Núcleo de Mulheres do PT da Câmara dos Deputados

 Ouça a Deputada Moema Gramacho na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo