O ministro da Fazenda, Guido Mantega, se reuniu na terça-feira (24) com investidores internacionais em seu primeiro compromisso na viagem oficial a Nova York (EUA). Durante o encontro organizado pelo Bank of America, o ministro destacou a importância das concessões na área de infraestrutura para a economia do Brasil nos próximos anos. “O foco de interesse foram as concessões em infraestrutura e nós estamos convidando investidores estrangeiros e brasileiros a participar”, disse Mantega em entrevista coletiva após o encontro.
Ao comentar sobre as oportunidades para investidores no Brasil, o ministro lembrou que há um volume expressivo de concessões e que muitos bancos privados brasileiros demonstraram interesse em participar do financiamento. “Nós estamos tornando possível um investimento longo com a participação do setor privado”, afirmou. “Queremos uma participação crescente do setor privado”, complementou.
O ministro defendeu o modelo de concessões, afirmando que não há mudanças nas regras já definidas. “O modelo vai funcionando, mesmo que fazendo alguns pequenos ajustes. Criamos um modelo de concessões que é atrativo e lucrativo”, argumentou.
Sobre o desempenho dos países dos BRICS (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), Mantega destacou que o Brasil é um dos que tem maior atratividade para os investidores. “Eu acredito que o investimento em infraestrutura será o dinamizador da economia brasileira nas próximas décadas. Vai puxar a economia, dar competitividade e reduzir custos”, complementou.
Site do Ministério da Fazenda
Foto: Gustavo Bezerra