Missa lembra luta de camponeses por justiça social

PadreTon_missaDeputados, representantes de sindicatos rurais e familiares participaram na manhã desta terça-feira (7), na Câmara, de uma missa em memória dos trabalhadores José Cláudio Ribeiro da Silva, Maria do Espírito Santo da Silva, Adelino Ramos e Heremilton Pereira dos Santos, camponeses assassinados recentemente em conflitos agrários no Pará.

A missa foi celebrada pelos padres José Amaro Lopes de Sousa e pelo deputado Padre Ton (PT-RO).

Segundo o deputado Cláudio Puty (PT-PA), que junto com a deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), propôs a homenagem, o ato é uma maneira demonstrar apoio e solidariedade aos familiares, amigos e aos trabalhadores que ainda encontram -se em situação de risco. Segundo Puty, ao contrário do que se imagina, os conflitos e assassinatos registrados na região Norte do país não estão ligados somente à questão da reforma agrária. “Não é uma disputa agrária, porque na maioria dos casos já houve uma distribuição de terra. O problema é que essas terras estão sob o olhar de grileiros e madeireiras que querem desmatar a floresta a qualquer custo”, explicou.

Para solucionar o problema, afirmou Puty, é preciso ampliar a presença do Estado na região e promover a regularização fundiária dessas terras para que esses trabalhadores possam ter acesso ao crédito e desenvolver de forma sustentável o extrativismo. “O excesso de entraves junto aos órgãos reguladores impedem o bom funcionamento dessas reservas extrativistas. Estamos aqui para proteger essas áreas, encontrar alternativas produtivas para essas comunidades e fiscalizar a ação destes criminosos”, disse.

Conforto – A missa, segundo o deputado Padre Tom, também é uma maneira cristã de confortar esses trabalhadores que lutam por um mundo melhor. “Esses trabalhadores assassinados eram cristãos e acreditavam na ressurreição. Temos que fazer desta fatalidade uma razão para ressuscitarmos a esperança e a justiça e dar continuidade naquilo que eles acreditavam. Nós cristãos não podemos nos cansar de lutar e denunciar as injustiças”, finalizou.
Também estiveram presentes à celebração os deputados petitas Domingos Dutra (MA), Erica Kokay (DF), Assis Carvalho (PI) e o deputado Bonh Gass (RS).

Edmilson Freitas

VEJA MAIS FOTOS AQUI

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também