Miriquinho pede liberação do cultivo de tambaqui no lago da usina de Tucuruí

miriquinho_D2Na última quinta-feira (15), o deputado Miriquinho Batista (PT-PA) participou de audiência com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Curt Trennepohl, para tratar da análise de risco para a liberação do cultivo de tambaqui no lago da usina hidrelétrica de Tucuruí. O lago de Tucuruí comporta em seu reservatório 2.850 km2 de lamina d’água quando cheio e tem 200 km de comprimento. É uma central hidrelétrica no rio Tocantins, no município de Tucuruí (a cerca de 300 km ao sul de Belém), no estado do Pará.

Miriquinho defende a criação e engorda do tambaqui em tanque rede no lago. “Por ser uma das espécies que tem maior valor de mercado, sua comercialização é economicamente viável e proporcionará melhorias na qualidade de vida do piscicultor e aquicultor”, avalia o parlamentar.

O presidente do Ibama ficou sensibilizado com as informações técnicas sobre o assunto e disse que vai pedir celeridade à equipe técnica do órgão na elaboração da análise de risco acerca da proposta e garantiu que, se houver viabilidade técnica, não há nenhum entrave político para implementar a sugestão.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também