O deputado Miriquinho Batista (PT-PA) fez esta semana um alerta acerca dos índices de criminalidade no estado do Pará, que, segundo os dados sobre violência, já chegam a 40 homicídios por 100 mil habitantes. O deputado, além de considerar os números exorbitantes, atribuiu à administração estadual, governada pelo PSDB, a responsabilidade pelo agravamento dessa situação.
Para dimensionar a gravidade da situação, Miriquinho comparou os números de homicídio no Pará com a média nacional – 24 homicídios por 100 mil habitantes. “Agora, imaginem 40 homicídios por 100 mil habitantes! Isso é com certeza, preocupante, vergonhoso e exige uma atitude urgentíssima”, argumentou.
O deputado também fez questão de destacar que o atual estágio de insegurança motivou o Ministério Público do Estado e o Ministério Público Federal marcarem uma reunião para sexta-feira (21), no auditório do MPE, a fim de discutir medidas para combater a insegurança e o aumento no número de homicídios.
“Precisamos resgatar a normalidade e garantir a observância das leis necessárias como princípio constitucional republicano para a população. Os paraenses estão sendo reféns da violência, seja ela urbana ou rural. O modelo de governo que o PSDB adotou, infelizmente, tem demonstrado com sangue a total ingerência no estado do Pará, e isso não pode continuar”, finalizou Miriquinho.
PT na Câmara