Foto: Gustavo Bezerra
A ex-ministra do Planejamento Miriam Belchior será a nova presidenta da Caixa Econômica Federal. A informação foi confirmada na noite de terça-feira (10) pelo Palácio do Planalto. Ela tomará posse no cargo no dia 23 deste mês. A ex-ministra substituirá Jorge Hereda, que presidiu a instituição por quatro anos.
O deputado Zé Carlos (PT-MA), que já foi superintendente regional da Caixa no estado do Maranhão, faz avaliação positiva da escolha e afirma ter boas expectativas para a gestão da ex-ministra. “Miriam é uma executiva que tem história, então, tenho absoluta certeza de que ela fará uma gestão que cumprirá seu papel no sentido social. Acredito na sua missão que é a de atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país, valorizando o corpo funcional da empresa”, ressaltou.
Para a deputada Margarida Salomão (PT-MG) a indicação de Miriam Belchior é um gol de placa. “A notícia de nomeação da Miriam é um gol de placa. Ela é uma mulher que construiu sua trajetória dentro do partido desenvolvendo trabalhos importantes, tanto nas instâncias municipais, quanto recentemente no Ministério do Planejamento”, afirmou.
O deputado Waldenor Pereira (PT-BA) também vê a mudança de comando na CEF de forma positiva. O parlamentar destacou a habilidade de articulação política da ex-ministra. ”Considero a Miriam Belchior uma das melhores dirigentes do governo Dilma. Ela substituirá um conterrâneo que prestou um excelente trabalho à Caixa. Será um grande desafio, porém, nossas expectativas são de que ela realize uma ótima gestão”, concluiu.
Perfil – Miriam Aparecida Belchior tem 57 anos e assume a Caixa após passar quatro anos à frente do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Em 2002, ela participou da equipe de transição do primeiro governo Lula.
De 2003 até junho de 2004, exerceu o cargo de assessora especial do presidente da República. No mês seguinte, tornou-se subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil.
Em 2007, ela foi para a Secretaria Executiva do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em abril de 2010, tornou-se coordenadora-geral do PAC, antes de ser confirmada como chefe da pasta do Planejamento.
Formada em engenharia de alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Miriam Belchior tem mestrado em administração pública e governamental pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Ela foi professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. A ex-ministra foi casada com o ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, assassinado em 2002.
PT na Câmara
Ouça a Deputada Margarida Salomão e o Deputado Vicente Cândido na Rádio Pt
” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]