Ministros Vannuchi e Cassel lançam três livros em Brasília

Os ministros Paulo Vannuchi, da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, e Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário, participaram nesta quinta-feira (30), em Brasília, do lançamento de três livros: “Tortura”, “Retrato da Repressão Política no Campo: Brasil 1962-1985” e “Direitos Humanos: a atuação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República 2003 – 2010”. A primeira e a última publicação mencionadas são exclusivas da SDH. Na oportunidade, foi lançado o Centro de Documentação Virtual.

O livro “Retrato da Repressão Política no Campo” é uma parceria da SDH com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e faz parte do projeto Direito à Memória e à Verdade. O objetivo é fazer um relato da violência no campo entre 1962 e 1985. “Ele trata de conflitos de terra, perseguição de movimentos sociais que lutavam a favor dos camponeses e da repressão política aos movimentos organizados desde as Ligas Camponesas”, explica o coordenador-geral do projeto Direito à Memória e à Verdade, Maurice Politi. O livro é composto por textos de pesquisadores e professores estudiosos do assunto de universidades de todo o país.

O livro “Tortura”, organizado pela coordenação-geral de Combate à Tortura da SDH, é composto por textos de autores que participaram do Seminário Nacional sobre Tortura, realizado em maio deste ano na Universidade de Brasília (UnB). Para a coordenadora geral de Combate à Tortura, Maria Auxiliadora Arantes, a obra reúne um material com o intuito de ampliar a compreensão sobre o fenômeno. “Este livro traduz uma mobilização de distintos atores, como pesquisadores, estudiosos e militantes de instituições parceiras no enfrentamento da tortura”, explica. “Urge qualificar o tema a partir de um diálogo multidisciplinar e intersetorial, a fim de melhor potencializar a construção de estratégias que catalisem sua urgente erradicação no país”, avalia Maria Auxiliadora.

O terceiro livro faz um balanço da SDH desde sua criação. “Direitos Humanos: a atuação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República 2003 – 2010” é composto por oito capítulos, subdivididos em diversas temáticas. Os avanços históricos e institucionais da SDH são retratados no primeiro capítulo. Criada em 1997, no governo Fernando Henrique Cardoso, como Secretaria Nacional de Direitos Humanos, o órgão passou a Secretaria de Estado em 1999, pertencendo à estrutura do Ministério da Justiça. No início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, tornou-se Secretaria Especial dos Direitos Humanos, vinculada à Presidência da República, juntamente com a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.

Revista – A sétima edição da revista Revista Direitos Humanos será lançada na segunda-feira (3), durante a solenidade de transmissão de cargo do ministro Paulo Vannuchi para a nova titular da pasta, a deputada Maria do Rosário (PT-RS). A revista traz ensaios, fotos, notícias e entrevistas para uma reflexão sobre os caminhos que o país vem trilhando para efetivação dos Direitos Humanos. Nesta edição, a entrevista foi realizada com as atrizes Dira Paes, Camila Pitanga, Letícia Sabatella, Cristina Pereira e Priscila Camargo, todas integrantes do Movimento Humanos Direitos.

Assessoria da SDH

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100