Os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, ressaltaram nesta quarta-feira (5) a indicação do deputado Marco Maia (PT-RS) para a presidência da Câmara dos Deputados.
De acordo com os ministros, a escolha de Marco Maia é bastante acertada, devido à sua ampla capacidade de articulação entre as diversas bancadas partidárias.
Em entrevista ao Portal do PT, Maria do Rosário afirmou que o deputado Marco Maia demonstrou uma grande capacidade na coordenação do plenário, tanto no contato com os parlamentares como na projeção da Câmara. “Certamente, todos os colegas parlamentares poderão ter no Marco Maia, independentemente da bancada que integram, um presidente que estará valorizando uma boa relação com todos”, diz. Marco Maia assumiu, em dezembro do ano passado, a presidência da Câmara, após o desligamento do vice-presidente da República, o então presidente da Casa, deputado Michel Temer (PMDB-SP).
O ministro José Eduardo Cardozo classificou a escolha do parlamentar para continuar à frente dos trabalhos da Mesa Diretora da Câmara como uma decisão “excepcional”. “Pelo critério da proporcionalidade, o Partido dos Trabalhadores deve presidir a Câmara dos Deputados. A indicação do deputado Marco Maia foi excepcional. Maia é um gaúcho competentíssimo, que tem uma boa relação com todos os setores da Casa. Durante sua gestão como vice-presidente da Câmara, Marco Maia demonstrou uma condução exemplar dos trabalhos”, afirmou.
Além dos ministros, o candidato petista conta também com o apoio dos principais partidos da base aliada e inclusive da oposição. A eleição para o cargo ocorrerá no dia 2 de fevereiro.
Edmilson Freitas com Portal do PT