O deputado Pedro Wilson (PT-GO) destacou, nesta quarta feira, a visita do ministro da Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, ao Quilombo Mesquita, na Cidade Ocidental, a 40 quilômetros de Brasília, onde promoveu o lançamento do projeto de industrialização do doce de marmelo.
O Projeto de Industrialização do Doce de Marmelo do Mesquita é iniciativa da própria comunidade e teve o apoio do ministério para a aquisição dos maquinários através da OSCIP Brasil Forte e do gabinete parlamentar do deputado Pedro Wilson.
O ministro foi recebido pelas lideranças da comunidade, entre os quais o presidente da Associação João Antônio e a vice Sandra Braga e estava acompanhado do sub-secretário da SEPPIR Alexandre Reis e da secretária executiva do Conselho Nacional da Promoção da Igualdade Racial, Oraida Abreu.
Lá o ministro recebeu uma pauta de reivindicações contendo denúncias de desmatamento da mata nativa por grileiros de terra, o aterro sanitário (lixão) a céu aberto e o pedido da demarcação do território Quilombola, além de políticas públicas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer.
O deputado encaminhará ao Ministério da Educação o pedido de reconhecimento da escola como quilombola e de criação de um programa de saúde bucal para atender à comunidade e levará ao INCRA e ao Instituto Chico Mendes a denúncia sobre o desmatamento que vem sendo feito na área.
Assessoria Parlamentar