Ministro José Elito nega monitoramento da Abin no movimento sindical dos portuários

nelsonCREDN

Foto: Alexandra Martins/Agência Câmara

Em audiência pública realizada na quarta-feira (17) no Congresso Nacional, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general José Elito, negou acusações de monitoramento do movimento sindical dos trabalhadores dos portos. 

A audiência pública foi realizada pela Comissão Mista de Controle de Atividades de Inteligência (CCAI), presidida pelo deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), em parceria com as comissões de Fiscalização e Controle e de Trabalho e Administração Pública, ambas da Câmara dos Deputados, presididas, respectivamente, pelos Deputados Edinho Bez (PMDB-SC) e Roberto Santiago (PSD-SP).

O ministro veio prestar esclarecimentos sobre dúvidas suscitadas por duas matérias publicadas no jornal O Estado de S. Paulo, segundo as quais a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), subordinada ao Gabinete de Segurança Institucional, teria montado uma estrutura para espionar os portuários ligados à Força Sindical, citando especificamente os do porto de SUAPE, em Pernambuco, que seriam ligados ao governador Eduardo Campos.

O ministro afirmou, perante vários deputados e senadores, que são falsas as informações em que se basearam as duas matérias do “Estadão”. Depois de fazer uma explanação sobre a estrutura e o funcionamento da ABIN, esclareceu que houve um monitoramento normal da situação dos portos ante a possibilidade da greve, pois isso acarretaria consequências graves para o país, explicou o ministro, acrescentando que o informe produzido foi difundido a 15 regionais, num trabalho realizado no âmbito da legalidade e das atribuições da ABIN.

O ministro alegou que era o objeto de acompanhamento era a possibilidade de uma greve que pudesse paralisar portos em todo o país. Porém, negou que tenham ocorrido infiltrações em movimentos sindicais, interceptação de telefones, espionagem no porto de SUAPE, instalação de estrutura para esse fim e qualquer relação com o governador Eduardo Campos – citadas pelo jornal.

Márcio Araújo da comissão de relações Exteriores

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex