Ministro diz que Plano Safra 2010/2011 contemplará demandas do Nordeste

26-05-10-wagner rossi-D1O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, disse nesta quarta-feira (26), em café da manhã promovido pela Bancada do Nordeste na Câmara, que o compromisso do governo é garantir recursos que atendam à demanda do setor agrícola do país, em especial o Nordeste brasileiro. E isso, segundo o ministro, será contemplado no Plano Safra 2010/2011.

“É importante ressaltar o empenho de todos os deputados em defender o Nordeste nrasileiro que, sem dúvida, merece uma atenção especial do governo. O ministério vai atuar em defesa dos interesses dessa região. Vamos lançar o Plano Agrícola e Pecuário 2010/2011 no próximo mês e os recursos agrícolas serão garantidos e vão atender à demanda desse setor no Nordeste”, garantiu o ministro.

Para o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), outro ponto que obteve êxito na reunião foi em relação à viabilidade da redução do preço do milho. “O milho do Nordeste é o mais caro do país. Isso cria dificuldade de concorrência. Nós trabalhamos para reduzir o preço em 15%. A equalização de preço é muito positiva. O ministro assumiu o compromisso em garantir a paridade”, disse.

Na avaliação do deputado, “é importante dar um tratamento diferenciado para o Nordeste”. Segundo ele, a aplicação de políticas públicas para a região faz parte das reivindicações da bancada.

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN), que participou do encontro, também defendeu um olhar diferenciado para a região nordestina. “O ministro é um representante do Brasil, mas, evidentemente, dentro do Brasil o Nordeste precisa ser olhado de maneira muito especial. Deve-se levar em conta todas as características, tanto do ponto de vista da sua potencialidade quanto de suas limitações, principalmente no que diz respeito às condições climáticas”.

Avicultura – A deputada ressaltou a intervenção do governo na resolução do problema do preço do milho. Ela lembrou que sem essa solução os avicultores daquela região seriam prejudicados.”Não tem sentido priorizar a exportação sem resolver o abastecimento do mercado local.A avilcultura tem um papel importante no desenvolvimento econômico da nossa região. Esta bancada, desde o início do governo do presidente Lula teve um papel importante para resolver a questão do abastecimento do milho. Esse problema retorna, mas está sendo resolvido graças à intervenção do ministério da agricultura”.

Benildes Rodrigues

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também