O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, transmite o cargo ao seu sucessor, Alexandre Padilha, nesta segunda-feira (3), às 15h. O ato será no auditório Emílio Ribas, no térreo do edifício sede do ministério.
Médico infectologista formado pela Unicamp, com especialização pela USP, Padilha coordenou o Núcleo de Extensão em Medicina Tropical do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP (Numetrop/USP), entre 2000 e 2004, período que foi também coordenador de Projetos de Pesquisa, Vigilância e Assistência em Doenças Tropicais, no Pará, realizado em parceria com a OPAS e o Fundo de Pesquisa em Doenças Tropicais da Organização Mundial de Saúde. Ainda em 2004, assumiu o cargo de diretor Nacional de Saúde Indígena da Funasa, órgão ligado ao Ministério da Saúde.
Nomeado ministro de estado chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República em setembro de 2009, Alexandre Padilha já atuava na coordenação política do governo Lula desde agosto de 2005, quando ingressou na Subchefia de Assuntos Federativos (SAF), a qual chefiou entre janeiro de 2007 e a
posse como ministro.
Membro do PT, Alexandre Padilha integrou a coordenação das campanhas presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva (1989 e 1994) e de Dilma Roussef (2010).
Transmissão – O ato de transmissão do cargo também poderá ser acompanhado por um telão instalado na biblioteca do Ministério da Saúde (térreo do edifício sede) ou por aparelhos de TV no hall dos elevadores e na entrada do ministério. Também haverá transmissão ao vivo pelo Datasus (www.saude.gov.br/emtemporeal) e pela Web Rádio Saúde (www.webradiosaude.com.br/radioonline).
(Ministerio da Saúde)