Ministro da Saúde recebe demandas do PT e diz que saúde da população do campo é prioridade

ministro saude bancada salu
Um grupo de deputados petistas, na maioria integrantes do Núcleo Agrário do PT na Câmara, reuniu-se, nesta terça-feira (10), com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, para apresentar demandas relacionadas à população do campo e aos povos e comunidades tradicionais.

O coordenador do Núcleo Agrário, deputado Padre João (PT-MG), e os demais parlamentares se disseram satisfeitos com o diálogo, que durou pouco mais de duas horas. “A reunião foi excelente, pudemos discutir uma ampla pauta, abordando todas as questões que afligem o nosso povo da zona rural, as comunidades tradicionais, os povos indígenas, os quilombolas, entre outros segmentos. O ministro demonstrou muita disposição para encaminharmos uma agenda de trabalho que certamente terá desdobramentos ao longo do ano”, afirmou o coordenador do Núcleo Agrário.

Chioro considerou a reunião “riquíssima e muito qualificada” e se comprometeu a manter o diálogo com a bancada. “A integração entre o Executivo e o Legislativo, em particular com a nossa bancada do PT, é essencial para a formulação, acompanhamento e aperfeiçoamento das políticas, para entendermos melhor o que o Brasil real demanda do governo federal. Os deputados federais são legítimos representantes das demandas setoriais, como as do Núcleo Agrário ou do Núcleo da Saúde do PT. Eu preciso ouvi-los não só para contar com o apoio, mas para recebermos uma contribuição efetiva na construção das políticas”, declarou o ministro ao final do encontro, informando que a melhoria dos serviços de saúde voltados aos povos do campo e da floresta é uma das prioridades da sua gestão.

Saneamento básico, impacto dos agrotóxicos, saúde dos povos indígenas e das comunidades quilombolas, ampliação da rede hospitalar no interior do País, formação de médicos mais voltada às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), combate à dependência de álcool e drogas, entre muitos outros assuntos, foram debatidos na reunião.

“Como deputados que estão em contato permanente com a população, eles puderam me trazer problemas muito concretos relacionados à saúde do trabalhador do campo, como a exposição da população rural aos agrotóxicos, as dificuldade de acesso aos serviços de saúde, melhorias necessárias ao programa Mais Médicos, questões do saneamento básico e outros temas que devemos trabalhar juntos”, informou Chioro, que comanda o ministério desde fevereiro de 2014.

O Núcleo Agrário já promoveu esse diálogo com o ministro Patrus Ananias, do Desenvolvimento Agrário, e na próxima semana terá reunião com a ministra Kátia Abreu, da Agricultura.

Além de Padre João e do líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), participaram do encontro os seguintes deputados petistas: Adelmo Leão (MG), Assis do Couto (PR), Beto Faro (PA), Enio Verri (PR), João Daniel (SE), José Airton (CE), José Mentor (SP), Leonardo Monteiro (MG), Luiz Couto (PB), Marcon (RS), Nilto Tatto (SP), Odorico (CE), Paulo Teixeira (SP), Pedro Uczai (SC), Valmir Assunção (BA), Toninho Wandscheer (PR), Zé Carlos (MA), Zeca Dirceu (PR) e Zeca do PT (MS).

PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também