A autorização para realização do estudo de viabilidade da Integração da Bacia do Parnaíba à Fronteira Seca do Piauí foi dada hoje (30) pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. A autorização é um passo decisivo para concretização da proposta do deputado Assis Carvalho (PT-PI) de levar água para o semiárido piauiense, resolvendo definitivamente o problema de falta d’água e permitindo que as famílias que vivem no sertão possam produzir e sustentar-se sem necessidade de recorrer a projetos emergenciais do governo em todas as secas.
“Este é um sonho pelo qual luto já há algum tempo e que vejo que está cada vez mais perto de ser concretizado”, comemorou o deputado Assis. A autorização do ministro foi dada nesta terça-feira, durante o Fórum Federal de gestores, que reúne prefeitos e ministros do governo federal, em Teresina (PI).
O estudo de viabilidade é necessário para que a obra seja incluída no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A solicitação de inclusão no PAC foi feita pelo deputado Assis à presidenta Dilma Rousseff, durante visita dela ao Piauí, no mês de janeiro passado, e também à ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, em fevereiro.
A presidenta encaminhou a proposta aos ministérios do Planejamento e da Integração, e, ainda em janeiro, Assis se reuniu com Fernando Bezerra, que informou que até o final deste ano o PAC 3 deve ser lançado pela presidenta e que, com a conclusão dos estudos de viabilidade, a obra teria grandes chances de ser incluída no programa, tendo em vista o interesse do governo federal em viabilizar projetos de infraestrutura hídrica.
No início de abril, o deputado havia recebido ofício do ministério da Integração Nacional e Casa Civil informando sobre o andamento do projeto Integração de Bacias, em Brasília. “Julgamos a ideia oportuna e estamos dando o devido encaminhamento, conforme orientações do governo federal”, informaram os ministros no documento.
Assssoria Parlamentar