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Em sua primeira agenda ministerial como coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, o deputado Vander Loubet (PT-MS) participou de uma audiência com o ministro dos Transportes, César Borges, na última quinta-feira (20), em Brasília. A reunião foi agendada para tratar de projetos de infraestrutura logística.
“Havia indícios de que os projetos de ferrovias em MS poderiam ficar de fora dos planos do governo. Então fomos fazer pressão junto ao ministério para não perder esses projetos. Depois da conversa com o ministro ficamos mais tranquilos pois onde houver demanda de carga e forem viabilizadas as concessões o governo federal vai garantir o projeto e essas ferrovias do nosso estado estão nessa condição”, afirmou Vander.
De acordo com o deputado, a prioridade da União em relação ferrovias é promover a concessão à iniciativa privada, mas num modelo no qual o governo vai participar da administração. “A exceção serão as ferrovias que são estratégicas do ponto de vista da integração nacional e que não tenham um volume de cargas que interesse às empresas”, explicou Vander.
“Nos demais casos, o governo vai fazer as concessões, vai fornecer financiamento público pelo BNDES, Caixa ou Banco do Brasil para as empresas privadas executarem as obras e depois, por meio de outra empresa pública, a Valec, o governo vai participar da comercialização da capacidade de transporte de carga”, completou o parlamentar.
Atualmente, são dois os projetos ferroviários que envolvem Mato Grosso do Sul. Um é a ferrovia Ouro Verde de Góias-Estrela D’Oeste-Panorama-Dourados, com uma extensão aproximada de 1.300 km. A concessão do serviço público de exploração da ferrovia compreenderia a construção apenas do trecho Estrela D’Oeste-Panorama-Dourados, já que o trecho Anápolis-Estrela D’Oeste (681,6 km) está em construção pela Valec, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes. Além de Dourados, o traçado pode passar pelos municípios sul-mato-grossenses de Deodápolis, Angélica, Nova Andradina, Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Brasilândia, Três Lagoas e Eldorado.
Novas concessões – Por fim, o deputado Vander questionou César Borges sobre a situação das rodovias BR-262 e BR-267 em MS. Inicialmente, trechos de ambas as estradas estavam incluídos no lote que foi leiloado junto com a BR-163 em dezembro do ano passado. No entanto, estudos de viabilidade econômica feitos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) fizeram com que as BRs 262 e 267 fossem excluídas do leilão para não inviabilizar o interesse da iniciativa privada na BR-163.
“Obtivemos do ministro da informação de que as duas rodovias vão entrar em novos lotes de concessão a serem leiloados pelo governo este ano. Isso é muito positivo já que foi criada uma grande expectativa em torno da duplicação e modernização dessas estradas”, concluiu o parlamentar petista.
Assessoria Parlamentar