Ao participar da sessão solene em homenagem aos 25 anos da Fundação Cultural Palmares, instituição ligada ao Ministério da Cultura, a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros fez um balanço das ações afirmativas dos governos do PT com recorte social.
Um dos exemplos citados pela ministra no Plenário da Câmara foi o Programa Universidade para Todos (Prouni), criado em 2004, na gestão do ex-presidente Lula. O objetivo do programa é conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas. “O Prouni passou de 110 mil estudantes, em 2005, por ocasião da I Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial para um milhão e 300 mil estudantes nos dias de hoje. Isso é um grande avanço”, ressaltou a ministra.
Na avaliação de Luiza Bairros, “o país caminha para uma maior consciência racial” e os governos do PT foram responsáveis por essa mudança. A ministra lembrou, contudo, que apesar da população negra ser predominante no Brasil, o censo demográfico 2010 divulgado pelo IBGE apontou que ela ainda sofre com a desigualdade racial. “O processo de ascensão vertical da população negra através das políticas públicas implementadas pelos governos do PT é visível, mas a caminhada ainda é longa”, explicou a ministra.
Para Luiza Bairros, o grande desafio não é só definir o papel da Seppir ou da Fundação Cultural Palmares, “mas buscar o apoio de todo o País para a construção de um projeto mais amplo no combate ao racismo e a igualdade racial.”
Programação- A Fundação Cultural Palmares preparou uma programação especial em comemoração aos 25 anos dedicados à arte e a cultura negra. Os eventos vão acontecer até o dia 23 de outubro, em 10 estados brasileiros: Salvador (BA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Brasília (DF).
Ivana Figueiredo com Fundação Palmares
Tags: ministra Luiza Bairros- Prouni- censo demográfico 2010- Fundação Cultural Palmares- programação
Ouça a Ministra Luiza Bairros na Rádio PT