Ministra diz que busca de consenso é meta do Governo para Rio + 20

ministrario20A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ressaltou a “inquietude do governo”  na busca de um consenso sobre as decisões a serem adotadas pelos 174 países  que vão participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável,  a Rio + 20, que acontece de 20 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. 

“Como as resoluções da ONU precisam se dar por consenso, penso que vamos ter muito trabalho ao analisar as cerca de 170 páginas do Zero Draft [Rascunho Zero]”, disse a ministra, no Seminário sobre Economia Sustentável realizado pela Frente Parlamentar Ambientalista, nesta terça-feira (27) no auditório Nereu Ramos, na Câmara.

Além do Zero Draft – documento com sugestões e contribuições de países, organizações internacionais, grupos regionais e da sociedade civil que servirá de base para os debates da  Rio + 20 -,  Izabella Teixeira defendeu a inclusão da questão climática na pauta da Conferência. Ela enfatizou  que o mundo precisa elevar o desenvolvimento sustentável ao mesmo patamar do desenvolvimento humano.

“Há uma dificuldade muito grande de se encarar o desenvolvimento sustentável como prioridade, como agenda central”, argumentou. Para a ministra, “não dá para continuar com o cenário de negócio pelo negócio, porque vamos piorar a fome, a escassez de recursos e o problema ambiental”, ponderou.

A busca do consenso na  Rio +20  também é defendida pelo deputado Márcio Macêdo (PT-SE), que tem participado ativamente das discussões sobre a Conferência. O parlamentar defende, no entanto, que a Rio+20 trabalhe em cima do conceito de sustentabilidade e a erradicação da pobreza  e aprofunde o conceito de economia verde, que ainda não é claro, principalmente para os países em desenvolvimento.

“A Rio + 20 é a conferência mais importante de todos os tempos, portanto, a decisão do governo federal de realizar discussões anteriores e debates pós-conferência é um grande desafio. Temos que chegar ao evento sem acúmulos e permitir que o Parlamento, o setor produtivo, a imprensa, enfim, a sociedade brasileira  estejam atentos à importância do tema. Hoje, a sustentabilidade  tem um conceito mais claro do que propriamente a economia verde”, afirmou Macêdo.

Durante o seminário, o ministro Paulino Franco, chefe da Divisão de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, relatou as reuniões preparatórias que o Itamaraty vem realizando com o objetivo de receber sugestões de temas da sociedade civil para serem debatidas na  Rio +20.

O representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, Hélder Muteia,  elogiou a “abertura do Brasil para o diálogo”, manifestou a preocupação da FAO com a fome que atinge mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo e defendeu um novo modelo de desenvolvimento que incorpore o conceito de sustentabilidade.

“ Precisamos repensar urgentemente a forma de desenvolvimento utilizada pela grande maioria dos países. Além da destruição das florestas, da expansão demográfica, da escassez de água, da crise energética , da emissão de gases, precisamos lidar com a fome e a pobreza”, afirmou Hélder Muteia, que é natural de Moçambique.

Ivana Figueiredo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100