Ministérios discutem capacitação profissional pelo Bolsa Família

Ministérios discutem promoção de capacitação profissional pelo Bolsa Família. Foto: José Paulo Lacerda

Na meta de proporcionar maior renda e oportunidades profissionais às famílias de baixa renda do país, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva estuda a promoção de cursos profissionalizantes por meio do Bolsa Família.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e o Ministério do Trabalho e Previdência Social estudam o projeto que objetiva oferecer cursos que gerem empregos e aumento de renda.

Entre as qualificações, estão previstos cursos de construção civil (pedreiro, eletricista e encanador, por exemplo), projetos de infraestrutura (mestre de obras), agropecuária e óleo e gás, entre outros. A lista ainda está em elaboração.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, a participação nos treinamentos será voluntária. A capacitação não precisa ser obrigatória, pois as pessoas precisam trabalhar e aumentar a renda da família, e é necessário haver adesão da população.

“Vamos trabalhar a inclusão socioeconômica pelo emprego e formação em áreas de obras e investimentos públicos e privados e com base no Cadastro Único”, destaca Wellington Dias.

A senadora e coordenadora do Setorial Nacional de Educação do PT, Teresa Leitão, destaca que a iniciativa comprova que o Bolsa Família é um programa voltado à cidadania, com objetivo de inclusão social em todos os âmbitos.

Ouça, na íntegra, Teresa Leitão:

Local das capacitações

O governo federal pretende oferecer as capacitações em locais onde há necessidade de mão de obra especializada e onde há maior concentração da população de baixa renda. Para isso, vai cruzar mapas com informações sociais e assim definir os lugares onde serão oferecidos os cursos profissionalizantes.

Leia mais: Geração de emprego depende de redução da taxa de juros, avaliam economistas

Setor de construção

O projeto deve priorizar o setor de construção por meio de parcerias com entidades e empresas privadas na oferta de treinamentos em canteiros de obras, por exemplo.

Uma dessas parcerias seria a Câmara Brasileira da Industria da Construção (Cbic), além de institutos federais e Senai, que possuem expertise no treinamento de mão de obra.

O mapeamento, que será baseado nas informações da lista de integrantes do Cadastro Único (CadÚnico).  pode estimular a criação de empregos em regiões distantes dos grandes centros urbanos, diz José Carlos Martins, presidente da Cbic.

PTNacional, com informações do UOL

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex