A Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura (SEC/MinC) lançou, na terça-feira (21), edital de premiação de plataformas que reconhecerá iniciativas de internacionalização da cultura brasileira. Serão premiados redes, encontros, festivais ou portais online que atuem continuamente na difusão e circulação de produtos culturais brasileiros no exterior e/ou que promovam a presença de curadores, distribuidores e produtores estrangeiros no Brasil.
O edital selecionará 20 iniciativas com até R$ 90 mil cada para fomentar atividades voltadas para a internacionalização da cultura brasileira. O recurso pode ser aplicado em encontros, apresentação presencial de produtos culturais e criativos brasileiros, divulgação virtual de produtos culturais e criativos brasileiros, atividades formativas com troca de experiências e/ou técnicas e rodadas de negócios culturais/criativos.
O valor total do edital é de R$1,8 milhão e podem concorrer pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos. Os proponentes devem apresentar portfólio de atividades, que comprovem a atuação por mais de três anos neste mercado, além de proposta de aplicação dos recursos.
Instituições de todos os segmentos criativos podem se inscrever: artes cênicas, música, artes visuais, literatura e mercado editorial, audiovisual, animação, games, software aplicado à economia criativa, publicidade, rádio, TV, moda, arquitetura, design, gastronomia, cultura popular, artesanato, entretenimento, eventos e turismo cultural.
O prêmio integra o Programa CONEXÃO CULTURA BRASIL, que tem por objetivo promover a presença de artistas e empreendedores brasileiros em eventos artísticos e de negócios culturais e em atividades de formação (cursos e estágios) realizados no Brasil e no exterior. O programa, uma parceria inédita do Ministério da Cultura com os Ministérios da Educação e Relações Exteriores, lançou dois editais em julho deste ano.
Um deles é o Conexão Cultura Brasil #Intercâmbios, com orçamento de R$4 milhões que podem ser usados em passagens e diárias, que levará, entre os meses de novembro de 2014 e março de 2015, cerca de 400 agentes para todo o Brasil e para o exterior para participar de eventos e realizar cursos e estágios.
O outro é o Conexão Cultura Brasil #Negócios, que tem orçamento de R$400 mil em sua primeira fase e levará delegações (até 60 empreendedores) para participar de três eventos de negócios culturais de grande relevância internacional, entre outubro de 2014 a março de 2015 – Womex, Santiago a Mil e ARCO Madrid.
As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do sistema SALICWeb, disponível no: http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb, de 12:00 de 21 de outubro de 2014 até 23h59 do dia 4 de dezembro de 2014 (horário de Brasília).
A candidatura só será efetivada após o envio da proposta por meio eletrônico (SALICWeb) com todos os documentos anexos requeridos, e emissão pelo referido sistema do protocolo da inscrição, não estando caracterizada a habilitação do participante, que é fase posterior.
Ministério da Cultura
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