O II Seminário Nacional sobre Pequenas Centrais Hidrelétricas e Microgeração teve início na manhã desta terça-feira (22) na Câmara dos Deputados com uma boa notícia do Ministério de Minas e Energia. Durante sua exposição, o secretário-executivo da pasta, Luiz Eduardo Barata, anunciou que no próximo ano as PCHs e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) farão parte do próximo leilão de energia A-3, em 2016.
Segundo Barata, o leilão ocorrerá no 1º trimestre do ano que vem, possivelmente no mês de março. O edital para a concorrência deverá ser lançado nos próximos dois meses, o que dará tempo aos interessados para se prepararem. A entrega da energia leiloada deverá acontecer no ano de 2019, anunciou o secretário-executivo.
O presidente da Frente Parlamentar em Defesa das PCHs e CGHs, deputado Pedro Uczai (PT-SC), comemorou a medida e ressaltou que o ministério percebe a importância e o potencial dos empreendimentos em todo o Brasil. Isto, ele alega, está incluído no aumento da quantidade e do preço da energia ofertada para as entidades.
Entretanto, Uczai chamou a atenção para o fato de que ainda há uma série de desafios para a maior implantação de PChs e CGHs pelo Brasil, a exemplo do financiamento das obras e a burocracia que trava o licenciamento ambiental nos estados. O objetivo do seminário é a troca de experiências para buscar soluções viáveis para todos estes impasses.
“As obras são de médio e longo prazo. Às vezes, projetos ficam um ou dois anos parados à espera de licenciamento. Atualmente se gasta muito dinheiro com as termelétricas, que geram energia a um alto custo financeiro e ambiental. Existe, portanto, uma grande quantidade de energia parada, em potencial para ser desenvolvido por PCH e CGH”, explicou Uczai.
Assessoria Parlamentar
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara