Ministério das Mulheres lança edital para fomentar autonomia econômica das mulheres

Os projetos podem ser financiados por até R$ 2,5 milhões, de acordo com as ações a serem desenvolvidas Foto: Divulgação

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – “Os desafios para enfrentar a invisibilidade do trabalho de cuidado das mulheres no Brasil” – é assunto que, desde o começo da  atual gestão federal, tem sido debatido: o trabalho invisível do cuidado.

São diversas ações que o Ministério das Mulheres, em parceria com outras pastas, tem desenvolvido a fim de criar estratégias e ações governamentais que atendam essas mulheres, que muitas vezes realizam duplas, triplas e, até certas vezes, quádruplas funções.

Prova disto é que, na semana passada, o MMulheres divulgou edital destinado a organizações da sociedade civil para apoiar projetos de autonomia e cuidado com mulheres. Os projetos podem ser financiados por até R$ 2,5 milhões, de acordo com as ações a serem desenvolvidas, e devem ser inscritos até 24 de novembro.

O objetivo, segundo o Ministério, é apoiar projetos de formação com mulheres em autonomia econômica e cuidado, buscando a constituição de redes de multiplicadoras. Este é o principal objetivo do edital lançado por meio da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados. Organizações da sociedade civil podem apresentar propostas até o dia 24 de novembro.

Ainda de acordo com a pasta, as experiências organizativas com mulheres são vistas como formas de reduzir a sobrecarga feminina com o trabalho doméstico individualizado e também como formas de fomentar a autonomia econômica de mulheres, já que a maioria dos domicílios brasileiros são chefiados por mulheres, segundo atestou o Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A formação de multiplicadoras, por sua vez, assegura maior perenidade às ações a serem desenvolvidas.

São três eixos de atuação:

  • formação e auto-organização com mulheres em economia feminista, divisão sexual do trabalho e enfrentamento às desigualdades de gênero no mundo do trabalho;
  • formação para autonomia e igualdade com mulheres para o combate à fome e à insegurança alimentar, economia solidária e processos de autogestão;
  • formação com lideranças mulheres para fortalecer estratégias de organização e da atuação nos espaços de participação, com foco no trabalho.

Vale destacar que, em maio, foi criado o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para elaboração da Política Nacional de Cuidados (PNC), que conta com 17 pastas irão construir políticas públicas para repensar o trabalho do cuidado, com coordenação dos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e das Mulheres.

Da Redação do Elas por Elas, com informações do Ministério das Mulheres

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100