O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em cooperação com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), vai elaborar políticas e ações de promoção da igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho das empresas exportadoras. As três instituições irão buscar parcerias diversas com o objetivo de fortalecer a competitividade das mulheres empreendedoras e promover a igualdade de gênero no setor.
A deputada Margarida Salomão (PT-MG) aplaude a iniciativa e acredita ser essencial desenvolver o empreendedorismo feminino no Brasil. “Apesar de ser destinada a um segmento específico, a iniciativa é interessantíssima, pois vai permitir que, além de as mulheres terem colocações e remunerações ideais e dignas nas empresas, o empreendedorismo feminino seja disseminado como um tema estratégico para o desenvolvimento do Brasil.”
Duas atividades frutos da cooperação entre os ministérios e a Apex-Brasil já estão sendo desenvolvidas. A associação vai criar a categoria “Promoção da Igualdade de Gênero nos Negócios” no Prêmio Abex-Brasil, concedido a cada dois anos para empresas que se destacam no desenvolvimento do comércio exterior brasileiro. As três entidades buscarão, também, estabelecer parcerias com o programa “Woman and Trade” do International Trade Center (ITC), especializado na competitividade feminina.
Assessoria Parlamentar