“Minha causa é devolver ao Brasil sua soberania”, diz Lula

Foto: Ricardo Stuckert

Em entrevista à Telesur, o presidente Lula defendeu um Brasil soberano, que volte a ser protagonista internacional e ajude no desenvolvimento de toda a América Latina.

O presidente Lula afirmou, em entrevista à Telesur, na noite de quarta-feira (23), que tem como maior causa, hoje, devolver ao Brasil sua soberania. “Essa causa, de recuperar o Brasil para os brasileiros e fazer com que o Brasil tenha uma política soberana e seja um Estado forte, me move”, afirmou.

Na conversa com o jornalista Jorge Gestoso, Lula defendeu uma América Latina que trabalhe unida para o desenvolvimento regional. “Creio nisto tanto quanto creio em Deus: é possível construir uma América Latina e uma América do Sul como um grande bloco econômico, que faça frente ao bloco econômico que representa os Estados Unidos e Canadá, ao bloco econômico da Europa e ao bloco da China. Podemos fazer isso. Podemos, todos os países, crescer e nos desenvolver, tornando-nos protagonistas internacionais”, defendeu.

Para ele, o Brasil precisa voltar a ser protagonista no mundo e reforçar o Mercosul e a Unasul, além de reforçar as relações com o continente africano e os Brics. “É uma tradição nossa. O Brasil não tem inimigos, sempre conviveu bem com todos os países. Tem que tratar o Uruguai igual trata os Estados Unidos, tem que tratar a Bolívia como trata a China, com respeito, em nome da soberania de cada país”, afirmou, pregando uma nova forma de governança global e defendendo o fim de embargos como os que os Estados Unidos impõem a Cuba e à Venezuela.

Lula observou que hoje está comprovada a participação dos Estados Unidos no conluio organizado em torno da Lava Jato para prendê-lo e impedir sua participação nas eleições de 2018. Esse fato, porém, embora deva continuar a ser investigado, não deve impedir a relação civilizada entre os dois países.

“Havia o interesse de evitar que eu fosse presidente para se mudar toda a legislação que regulamentava o petróleo no Brasil. E havia o interesse de destruir todas as empresas de engenharia (nacionais) que trabalhavam por toda a América Latina, África e Oriente Médio, construía o aeroporto de Miami (…) Continuaremos investigando a influência dos Estados Unidos no que ocorreu comigo, mas isso não tem nada a ver com a relação dos dois Estados”.

Amazônia

Questionado sobre a Amazônia, Lula defendeu que a maior floresta tropical do mundo seja preservada para que produza riqueza para o povo brasileiro e benefícios para toda a humanidade. “Não há nenhuma necessidade de desmatar a Amazônia para plantar soja, o Brasil tem muita terra”, garantiu.

“A Amazônia é um patrimônio da humanidade sob a soberania brasileira. É assim que o Brasil deve vê-la. A Amazônia é brasileira, mas seu uso para a ciência e a humanidade pode ser feito em aliança com outros países. Sabemos da riqueza da biodiversidade que pode ser explorada em benefício da humanidade, e não cortando árvores ou contaminando a água. A Amazônia deve ser um território brasileiro que pode ser compartilhado com o mundo para investigações científicas e para sabermos como ela pode produzir riqueza ao povo brasileiro e benefícios para a humanidade”, analisou.

 

PT Nacional

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100