A presidente da Caixa Econômica Federal , Maria Fernanda, informou nesta quinta-feira (16) que até a véspera do Natal o banco deverá concluir o fechamento de 940 mil contratos referente ao programa Minha Casa, Minha Vida.
A expectativa, segundo Fernanda, é de que a Caixa consiga atingir, até o dia 31 de dezembro, a meta de um milhão de casas, estabelecida pelo presidente Lula quando lançou a primeira etapa do programa.
O banco espera fechar o ano com desembolsos de R$ 70 bilhões para habitação, uma alta de 48% em relação ao ano de 2009.
Para a deputada Emília Fernandes (PT-RS), a conclusão da primeira etapa do programa com esse grande montante de contratos fechados é prova de que a política habitacional do governo Lula é um sucesso. “Essa meta proposta pelo presidente Lula é altamente desafiadora. Esta semana participei de um evento do Mercosul e quando o tema da habitação foi abordado, o Brasil foi aplaudido de pé por todos os diplomatas e chefes de estado que participavam do encontro. O mundo inteiro reconhece a política de habitação determinada adotada por este governo”, destacou.
Com a segunda etapa do programa, que prevê a construção de outros dois milhões de moradias, a petista espera ver superado o deficit habitacional do País. “O sucesso da primeira etapa do Minha Casa, Minha Vida revela que é possível reverter a situação de falta de moradias dignas no Brasil. Isso é uma vitória do governo Lula e da população brasileira”, disse.
Expectativa – Na semana passada, o presidente Lula disse acreditar que será possível atingir um milhão de casas, o que, na prática, é uma meta informal do governo para a condução do programa. “Não quero levar puxão de orelha do presidente Lula”, afirmou Maria Fernanda.
Edmilson Freitas com agências