O programa Minha Casa Minha Vida, lançado em 2009, tem dimensões ousadas tanto em termos geográficos (presente em quase todos os municipios, de todas as regiões do Brasil) quanto em termos de unidades a serem construídas: em seis anos, a expectativa é que o déficit habitacional do Brasil diminua pela metade. Mais de 6 milhões de pessoas já se mudaram para novas casas. E é preciso mudar mais. Para que isso aconteça, o programa está em constante aperfeiçoamento.
Naturalmente, são identificados problemas em algumas unidades entregues, mas o índice é muito baixo: 0,8% das casas apresentaram algum problema estrutural. Além disso, o que não é solucionado pela construtora é corrigido diretamente pela Caixa, agente financiadora do programa. Nesses casos, as incorporadoras são incluídas em um cadastro restritivo e podem ser impedidas de receber novos financiamentos no programa. Mas o beneficiário não é prejudicado com os defeitos no imóvel.
Para contribuir com a identificação e solução de problemas no imóvel entregue pelo Minha Casa Minha Vida, foi criado o programa Caixa de olho na qualidade, dentro do MCMV, que tem atendimento por meio do telefone 0800-7216268. A ligação é gratuita e o canal deve ser usado para informar sobre qualquer problema estrutural descoberto após a entrega do imóvel.
Além disso, o modelo de imóvel é fruto de constantes revisões. Inicialmente, as unidades eram entregues sem o acabamento nos pisos e nas paredes, para que cada família pudesse concluir da forma que melhor conviesse e a seu gosto. Hoje, o programa entrega com piso em cerâmica e acabamento nas paredes e cada família poderá alterar se considerar necessário. Mas, se não houver interesse, o acabamento já está feito.