Mineradoras serão incluídas no pedido de CPMI das Barragens, destaca Rogério Correia

A bancada dos deputados federais de Minas Gerais se reuniu nesta quarta-feira (30) e decidiu que vai apresentar um requerimento à Mesa Diretora da Câmara para solicitar a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) a fim de investigar as causas do rompimento da barragem de Brumadinho e também avaliar a forma como são dadas as licenças ambientais e realizadas as fiscalizações dessas estruturas em todo o País. Parlamentares da Bancada do PT na Câmara participaram da reunião. Coube ao deputado eleito Rogério Correia (PT-MG) apresentar a sugestão de ampliar o foco da CPMI para investigar não apenas a responsabilidade de agentes públicos na tragédia, como também de empresas. A proposta foi aprovada por unanimidade.

“Depois do que ocorreu em Mariana, onde vimos o sofrimento das pessoas e a poluição e devastação ambiental na Bacia do Rio Doce, não imaginávamos que outra tragédia desse tipo ocorreria de novo. A bancada de Minas precisa atuar unida para tentar resolver esse problema. Não podemos investigar apenas as possíveis falhas de agentes públicos, mas também a responsabilidade das mineradoras nessa tragédia”, observou.

 

Comissão Geral

Além da aprovação do pedido da CPMI, durante a reunião também foi acatada a proposta de realização de uma Comissão Geral no plenário da Câmara, com a participação da sociedade civil e de empresas, para debater o tema das barragens em Minas Gerais e no restante do País. Ao também manifestar apoio irrestrito à realização da CPMI e do debate público na Comissão Geral, a deputada Margarida Salomão (PT-MG) relatou aos parlamentares presentes à reunião o que presenciou durante a visita que fez na última segunda-feira (28) ao local da tragédia, em Brumadinho.

“Fiquei chocada. O inferno não deve ser muito diferente do que aquilo lá. É horrível, senti o cheiro de putrefação no ar. Foi triste ver helicópteros carregando corpos e saber que ali muitos outros estão soterrados. Sou favorável à CPMI e à Comissão Geral, para que possamos apurar a responsabilidade de agentes públicos e privados, seja quem for”, afirmou.

O deputado eleito Célio Moura (PT-TO), também manifestou seu apoio à realização da CPMI. “Apesar de ter sido eleito pelo Tocantins, sou mineiro de nascimento, e fiquei comovido com esta tragédia. Podem contar comigo no apoio a esta CPMI”, declarou.

O deputado eleito Paulo Guedes (PT-MG), também participou da reunião da bancada de Minas Gerais. Antes, o deputado eleito Rui Falcão (PT-SP) e a deputada eleita Natália Bonavides (PT-RN) também compareceram a um rápido encontro com o primeiro vice-presidente da Câmara e coordenador da bancada de Minas, deputado Fábio Ramalho (MDB), para construir o texto do requerimento de solicitação da CPMI.

 

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex