Foto: Gustavo Bezerra
Os deputados Marcon (PT-RS) e Luiz Couto (PT-PB) criticaram em pronunciamento no plenário, nesta semana, a postura da mídia que tem veiculado matéria falando sobre a questão da miséria no Brasil, sem mostrar que a partir do governo Lula foram implementadas medidas de combate à miséria e à fome que retiraram milhares de brasileiros da extrema pobreza.
De acordo com o deputado Marcon é preciso avançar, mas não se pode ignorar as melhorias verificadas a partir dos governos do PT. “Quando o presidente Lula assumiu, em 2003, o número de miseráveis era de mais de 26 milhões de pessoas. Nos últimos 12 anos, caiu para mais de 16 milhões pessoas. Enquanto isso, no período de 1992 até2002, nos governos Collor e FHC, praticamente não ouve redução nesses números. A grande mídia tenta bater numa conquista do povo brasileiro, ou seja, a redução de pobres miseráveis”, disse o petista.
Para o deputado Luiz Couto, há uma clara tentativa da mídia de desqualificar a ação dos governos do PT no combate à miséria. “A mídia fala da redução do combate à miséria e não cita que a pobreza também diminuiu. A TV Globo diz isso o tempo todo, como se o Brasil não estivesse atuando no combate efetivo através de políticas públicas, do Bolsa Família que eles combatem, chamando-o de bolsa esmola, mas é a Bolsa Família que está fazendo com que milhares de pessoas não passem fome e possam ter alimentação diária. Os governos anteriores nunca fizeram ações e políticas de combate à miséria”, explicou o petista.
Regulação – O deputado Marcon defendeu a regulação dos meios de comunicação. “Espero que o projeto de regulação dos meios de comunicação venha a contribuir para que a informação manipulada acabe nesse País. Pois, não dá mais para aturar uma imprensa que se diz livre e independente, ditando as regras e fazendo o que querem para seus próprios interesses e maculando a honra e a vida das pessoas”, frisou o parlamentar do PT.
Gizele Benitz