A chuva que caiu sem parar na Esplanada dos Ministérios, no final da tarde desta quinta-feira (8), não esfriou os ânimos de centenas de mulheres que caminharam do Museu da República até o Congresso Nacional, um percurso de 2,5 quilômetros. Todas elas gritavam em alto e bom som que estavam no ato para lutar por mais democracia, contra o golpe – que retirou Dilma Rousseff do Palácio do Planalto – e entoaram o consagrado “Fora Temer”.
Diversos movimentos sociais e sindicais participaram do ato. Mulheres camponesas da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), do Movimento Sem Terra (MST), sindicalistas, professoras, artistas, trabalhadores, estudantes, jovens e crianças não arredaram pé da manifestação.
A manifestante Léa acompanhou todo o percurso e foi taxativa: “Nós, mulheres, temos sentimentos, não somos objeto de consumo. As mulheres negras sofrem muita discriminação. Nós somos mães, guerreiras, trabalhamos e estudamos. Estamos nas ruas para mostrar o nosso poder”. Léa resume o ânimo de todas as mulheres que neste 8 de Março foram às ruas do País para protestar contra a retirada de direitos e pelo fim da discriminação de gênero.
Durante toda a semana, as deputadas da Bancada do PT na Câmara também promoveram atividades no Congresso Nacional a fim de lembrar a luta das mulheres no Parlamento. Projetos de lei da Bancada Feminina foram aprovados graças à mobilização das mulheres, que historicamente lutam pelos seus direitos.
Conheça os projetos da Bancada Feminina aprovados no dia 7 de março – http://bit.ly/2oUIJvl
Vídeo da caminhada das mulheres. Acesse aqui
https://www.facebook.com/ptnacamara/videos/1366690996764833/
Foto: Lula Marques