Merlong destaca Piauí como grande produtor de energia eólica

MerlongSolano

Em discurso proferido na Câmara dos Deputados, o deputado Merlong Solano (PT-PI) destacou o fato de que o Piauí está se tornando um dos grandes Estados produtores de energia eólica do Brasil.

Lamentou que o Piauí, durante décadas, ficou à margem, integrado à economia nacional de modo subordinado, apenas como fornecedor de mão de obra e como consumidor de produtos industrializados vindos do Sudeste.

“Tive a satisfação de, junto com o governador Wellington Dias, visitar a Serra do Araripe e ver parques eólicos com uma capacidade de geração de mais de 1.200 megawatts em amplo processo de implantação”, ressaltou.

Segundo Merlong, o Piauí que, em 2008, não produzia nada de energia eólica já produz neste momento, lá em Parnaíba ,cerca de 90 megawatts em energia eólica e tem em implantação mais 1.280 megawatts na região da Serra do Araripe.

“Para a gente ter uma ideia da importância e do significado desse investimento, lembro que a Barragem de Boa Esperança, que agora completou 45 anos, produz apenas cerca de 250 megawatts de energia eólica”, relata.

“Portanto, o que está em implantação no Estado do Piauí em matéria de energia eólica corresponde a aproximadamente 10 barragens de Boa Esperança, o último grande investimento em matéria de desenvolvimento estrutural no Estado do Piauí.”

Crescimento – O deputado Merlong Solano relaciona esses investimentos ao crescimento econômico do Estado do Piauí, acima da média da economia nacional.

“Agora, nos últimos 10 anos, desde 2003, 2004, a prioridade para a área social, a busca da superação das distorções do desenvolvimento regional e da melhoria da distribuição de renda no nosso País vêm resultando no maior crescimento da economia do Estado do Piauí que vem crescendo acima da média da economia nacional.”

Observa que o PIB do Piauí, que respondia por apenas 0,4% do nacional em 2003, hoje, já chega a 0,6%. De acordo com o parlamentar, esse crescimento precisa continuar e está continuando agora também por meio de projetos estruturantes, como o da energia eólica.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também