Mercadante defende uso da base de Alcântara e participação do país no mercado de satélites

mercadante_gustavolimaO ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, defendeu nesta quarta-feira (7) o uso estratégico do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, como alicerce para que o Brasil possa aprimorar os sistemas de telecomunicações, de monitoramento terrestre e de meteorologia, assim como o sistema de alerta contra desastres naturais.

O ministro, que participou de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores, afirmou também que o mercado de satélites é um mercado de US$ 200 bilhões.”E o Brasil, por todas as condições que dispõe, não pode ficar fora disso”, defendeu.

Aloizio Mercadante afirmou que Alcântara é a melhor base do mundo, por estar localizada a apenas dois graus da linha do equador. “A base de Alcântara representa eficiência técnica e economia de combustível, além de ser uma península com saída direto para o mar, o que garante mais segurança para a sociedade”, afirmou. Mercadante defendeu ainda a parceria Brasil/Ucrânia na área espacial, em particular, a cooperação bilateral no projeto Cyclone-4 – um foguete de grande alcance que deve ser lançado em novembro de 2013. “Cerca de 70% do foguete está pronto e esperamos que as obras possam continuar em ritmo acelerado para cumprirmos o cronograma de lançamento”, disse Mercadante.

O ministro destacou que recentemente conseguiu implementar os recursos financeiros para o Cyclone 4. “Mostramos aos ucranianos a importância do equilíbrio orçamentário já que era o Brasil que estava cumprimento melhor a sua liberação de recursos – 42% dos investimentos efetivos enquanto a Ucrânia só tinha liberado 19%”. Segundo Mercadante, a partir de outubro, a Ucrânia voltou a disponibilizar recursos, o que já significou cerca de R$ 200 milhões para a conclusão do Cyclone 4. Mercadante citou ainda que dentro do Programa Espacial Brasileiro está em desenvolvimento o VLS1 (Veículo Lançador de Satélites – movido a combustível sólido).

O deputado Carlinhos Almeida (PT-SP), que participou da comitiva que esteve na Ucrânia para conhecer mais do projeto Cyclone-4, destacou a importância da parceria entre os dois países e defendeu a continuidade de liberação de recursos para áreas estratégicas do Programa Espacial Brasileiro. Ele também enfatizou a necessidade da parceria assegurar a transferência de tecnologia. “Esse programa agora tem um novo ritmo e, para o seu sucesso, é fundamental ter recurso e pessoal qualificado”, acrescentou.

O deputado Doutor Rosinha (PT-PR), destacou que o ministro Aloizio Mercadante conseguiu dar visibilidade e credibilidade para o Programa Especial Brasileiro. ” A sua atuação tem sido fundamental para reforçar a importância que o projeto tem para o Brasil e, com isso, conquistar o apoio suprapartidário para acelerar a sua execução.
Além dos deputados Carlinhos Almeida e Doutor Rosinha, participaram ainda da audiência pública os deputado petistas Carlos Zarattini (SP) e Fernando Ferro (PE).

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também