Mercadante defende mais recursos para inovação tecnológica

mercadanteO ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, defendeu nesta quarta-feira (27) o investimento em inovação científica e tecnológica como prioridade para o país manter o crescimento econômico com sustentabilidade ambiental. “O desafio é colocar ciência, tecnologia e inovação como eixo do desenvolvimento econômico e sustentável”, afirmou o ministro durante audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

Segundo Mercadante, é necessário ampliar o percentual do Produto Interno Bruto (PIB) investido em ciência e tecnologia. O valor chegou a 1,2% em 2009, algo próximo de 24,2 bilhões de dólares. Japão e Estados Unidos dedicaram para a área, respectivamente, 3,4% (148 bilhões de dólares) e 2,8% (398 bilhões de dólares) do total arrecadado.

Presente na audiência, o deputado Emiliano José (PT-BA) ressaltou a importância do aumento dos investimentos para o setor e lembrou que isso é fundamental para que o país passe a exportar produtos manufaturados. “O Brasil tem suas exportações baseadas em commodities. Temos que agregar valor aos nossos produtos para diversificar nossa economia e desenvolver em ritmo acelerado nossas indústrias”, ressaltou.

O deputado Newton Lima (PT-SP) também concordou com a necessidade de mais recursos para ciência e tecnologia e defendeu mudanças na lei aprovada no Congresso Nacional que dispõe sobre a distribuição de recursos do pré-sal, para beneficiar o setor. “Se queremos ser a quinta nação mais rica do mundo, temos que investir em inovação tecnológica”, afirmou.

O ministro defendeu que os royalties do petróleo e os recursos do Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações (Fust) sejam fontes de financiamento para a inovação científica e tecnológica.

Edmilson Freitas com Agência Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também