O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve editar uma medida provisória para liberar mais de R$ 100 milhões aos municípios do Rio Grande do Sul atingidos por enchentes. A informação é do deputado Marco Maia (PT-RS), 1º vice-presidente da Câmara, que comemorou a decisão do governo federal.
Para Marco Maia, o Poder Executivo se mostrou sensibilizado com os prejuízos causados pelas últimas chuvas no estado. Na última terça-feira, representantes de entidades ligadas à agricultura familiar reuniram-se com técnicos dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (MDA). O objetivo foi estimar o tamanho das perdas para o Rio Grande do Sul e buscar recursos junto ao Ministério do Planejamento.
Uma das propostas da comitiva é de que o governo federal compre os estoques de arroz, trigo, leite e feijão dos pequenos agricultores gaúchos e envie como ajuda humanitária para o Haiti. Para Marco Maia, “essa seria uma saída brilhante”. “Ajudaríamos as famílias gaúchas a se reerguerem, e o Brasil ainda daria uma colaboração enorme para suavizar o sofrimento da população haitiana”, afirmou.
Assessoria parlamentares