O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) mantém as ações em apoio às famílias atingidas pelas enchentes em Alagoas. O MDS pretende contribuir com boa parte dos recursos necessários para a instalação de cozinhas emergenciais nos abrigos das regiões mais atingidos pelas chuvas.
Os custos deverão ser planejados, para definir as possibilidades de financiamento entre as partes, diante das metas a serem alcançadas. O número de cozinhas a serem instaladas ainda não está definido porque faltam avaliações técnicas, que dependem dos levantamentos da Secretaria de Assistência Social e Defesa Civil do Estado. As unidades que serão instaladas nos abrigos terão a finalidade de fornecer três refeições diárias às famílias.
As cozinhas emergenciais se caracterizam pela instalação temporária de estrutura física, equipamentos e provisões materiais necessárias à operacionalização do serviço de produção e oferta de refeições saudáveis nos abrigos, para atendimento à população afetada pela situação de calamidade. A implementação dos abrigos é feita pelo governo estadual, em articulação com a Defesa Civil.
Assessoria do MDS