Foto: Agência Câmara
O deputado Fernando Marroni (PT-RS) elogiou em pronunciamento no plenário iniciativa do governo federal de promover o primeiro leilão de energia solar no país. “O governo vem aprofundando a diversificação da nossa matriz energética. Fico extremamente satisfeito em ver que está dando sequência a esta importante política, e continua investindo nas fontes de energias renováveis. A bola da vez, agora, é a energia solar”, disse.
O parlamentar petista informou que o governo vai promover no dia 14 de agosto o primeiro leilão de energia reserva de 2015. Será contratada apenas energia gerada a partir de fonte solar fotovoltaica. O suprimento começará em agosto de 2017, com prazo de contrato de 20 anos. As regras já foram publicadas no Diário Oficial da União e, segundo o Ministério de Minas e Energia, o leilão tem o objetivo de diversificar a matriz e propiciar uma competição isonômica e o atendimento à garantia de suprimento.
“Hoje, graças aos investimentos iniciados em 2003, no governo Lula, o sistema energético é robusto, seguro e moderno. Diferente de outros tempos, os brasileiros e brasileiras – de Norte a Sul do país – não correm mais o risco de apagão. Hoje, no Brasil, há Luz pra
Todos!”, afirmou.
Ele destacou a importância da energia solar que “é uma energia limpa, renovável, que pode ajudar na nossa matriz energética. Parabenizo o governo Dilma por esta importante iniciativa”, ressaltou Fernando Marroni.
Gizele Benitz